Curiosidades da Saúde
Já cheirou um ‘pum’ hoje?

Um estudo realizado pela Universidade de Exeter, no Reino Unido, informa que cheirar “pum” pode prevenir várias doenças como câncer, ataque cardíaco e demência. Isso mesmo! Fizeram um estudo científico sobre o “pum” alheio.

Segundo Matt Whiteman, professor que trabalhou no estudo, a pesquisa será publicado na revista Medicinal Chemistry Communications. Acredite, essa revista também existe. O composto que existe no “pum” e ajuda na prevenção das doenças é chamado de AP39.

O Professor Doutor Mark Wood também participou da pesquisa e defende a tese que conseguiram criar em laboratório um composto capaz de imitar os benefícios do pum, o que pode futuramente resultar em terapias para uma variedade de doenças.

O que a pesquisa não explica é como o “pum” pode agir na célula e assim prevenir o câncer, ou em qual estrutura da célula do coração o “pum” pode prevenir um infarto. De qualquer forma fica a dica, uma cheirada aqui e outra ali tem o poder de reduzir os riscos de câncer, acidentes vasculares cerebrais, ataques cardíacos, artrite e outras demências segundo esses pesquisadores ingleses.

Fonte: iG São Paulo