José Eugênio Maciel
Que coluna é esta? Ela está há 30 anos.

“Aquele que vê aos 50 anos da mesma forma o que

via aos 20, desperdiçou 30 anos de vida”.

Mohammed Ali

 

            Ela só leva meu nome, o título. É minha sem que eu seja dono. Fatos, circunstâncias, tempo determinam esta Coluna. Que Coluna é esta? Só me atrevo a indagar. A resposta é do caro leitor.

Não poderia estar, passar e ficar em branco este espaço de jornal. Bastaria preenchê-lo aqui com o informe: A Coluna completa 30 anos.  Primeiro texto, 10 de julho de 1988. 

Existem três datas associadas aos 30 anos desta Coluna. O nascimento da Tribuna do Interior, jornal que teve a primeira edição, 1968, num dia devidamente escolhido, o 10 de Outubro, aniversário de Campo Mourão como Município. Este ano a Tribuna completará 50 anos.  Os números redondos facilitam realizar as contas. Quando o Jornal faria 20 anos de fundação, esta Coluna iniciou sua publicação. E como eu tenho 55 anos, comecei a escrever aqui aos 25.

É. 30 anos da Coluna. 50 anos da Tribuna. 55 de minha vida. Tais datas se entrelaçaram ao longo dessa trajetória, em comum o fato de termos sido incipientes, sementes, jovens que, ao envolver do tempo, fomos ramificando.

A Tribuna faz parte da minha história ainda quando nem em devaneio poderia imaginar escrever esta Coluna. O hábito da leitura em casa era arraigado, cultivado, estimulado e a Tribuna, sempre aos domingos, integrava o nosso cotidiano.

Faço parte da história deste querido Jornal? Arrisco a dizer sim, sem saber qual o significado, novamente só a Tribuna pode responder a partir do leitor. 

O sentimento maior é o de reconhecer e consequentemente ser grato a todos os leitores e ao Jornal. Gratidão que, por mais que a expresse enfaticamente, não paga o quanto perene é a relação de respeito e liberdade para produzir todos os textos, em cada edição. 

A tradição se edifica, passa a ser no e com o tempo. A do Jornal, o mais tradicional, pronto para atingir meio século.

Tradição que harmoniza com as mudanças tecnológicas, culturais bem próprias deste meio de comunicação e com a peculiar cultura de nossa gente mourãoense e a dos municípios circunvizinhos.

Esta Coluna também é conteúdo tradicional e moderno, reflexo do ritmo das nossas histórias. 

Obrigado! É 2050 o número de textos publicados, contando com o de hoje, há 30 anos.        

Fases de Fazer Frases (I)

            Palavras floridas demais lembram as belas flores de plástico.

Fases de Fazer Frases (II)

            A ênfase não está em colocar ponto de exclamação após a palavra, no final do texto.

É exclamar com palavras, afinal. 

Olhos, Vistos do Cotidiano

            Imagens, alta definição, sons, luzes, cores instantaneamente transmitidas. O tempo das pessoas para contemplação das mensagens é marcado pela pressa, a/há segundos.

            O texto impresso, como desta Tribuna ou de uma página virtual, colocado apenas o conteúdo o das palavras sobreviverá? E os livros, grossos ou de pouco volume, farão parte do nosso hábito, do cotidiano de uma leitura que parece nem mais nascer e morre prematuramente, haja vista encontrarmos cada vez menos pessoas lendo? Elas não encontram tempo para ler? O que ler? Ou seria não procurar tempo e leitura. Os 30 anos desta Coluna é fadado ao fim, os sinais são do número que vai se reduzindo de leitores, que sempre não foi mesmo lá muita gente. Insisto como numa pregação no deserto tão árido que as palavras são oásis.

Reminiscências em Preto e Branco (I)

            Nunca fui bom em matemática. Assim, sempre que posso arredondo os números. Mas de fato a Coluna tem agora 30 anos e logo mais a Tribuna do Interior, 50 anos.

Reminiscências em Preto e Branco (II) 

            Arredondando, sobre a Coluna, a primeira referência cronológica foi a centésima publicação. Data tão grandiosa que teve o sentido de longevidade. 

Reminiscências em Preto e Branco (III)

            Uma marca que parecia inalcançável, chegar a 2000 Artigos. Ainda parece, mas o texto de hoje é o 2050, outro número redondo. 

__

Por José Eugênio Maciel | [email protected]