Política e Ação
Corregedor do TRE visita comarcas eleitorais da região

O corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Paraná (TRE-PR), desembargador Luiz Taro Oyama, visitou ontem as comarcas eleitorais de Mamborê e Barbosa Ferraz. Em Mamborê, ele participou de reunião no Fórum Eleitoral do município com a juíza eleitoral da Comarca, Bruna Graça Ferreira, o prefeito anfitrião, Ricardo Radomski (PSD), o de Boa Esperança, Wenderson Aparecido Pereira dos Santos (PP), entre outras lideranças. Já em Barbosa Ferraz, Oyama se reuniu com o vice-prefeito do município, Roni Lucindo Filho (PPS), o prefeito de Corumbataí do Sul, Carlos Caxão (PSD), e vereadores da cidade. A pauta dos encontros: o cadastramento biométrico que está sendo realizado nas duas comarcas.

Eleitorado atingido

De acordo com a Justiça Eleitoral, ao todo 28.186 eleitores serão atingidos nas duas comarcas com o cadastramento biométrico - 15.286 em Mamborê e 12.900 em Barbosa Ferraz. Por município, os números são o seguinte: Mamborê-11.254 eleitores, Boa Esperança-4.032; Barbosa Ferraz - 9.229; e Corumbataí do Sul - 3.732. O cadastramento teve início no dia 2 deste mês e segue até 15 de dezembro. Para a regularização, o eleitor deve comparecer no Fórum Eleitoral de Mamborê e Barbosa Feraz das 9 às 18 horas, de segunda a sexta-feira. Vale lembrar que o cadastramento biométrico é obrigatório e quem não providenciar terá o título cancelado.

O “gato” e o corrupto

O presidente da Câmara de Vereadores de Altamira do Paraná, Agenor Cordeiro de Cristo (PP), lamentou ontem, à “Coluna” o “gato” feito na Câmara para desviar energia elétrica do Legislativo para três residências, em uma rua que faz fundo à casa de Leis. Ele lamentou o fato, e disse que não sabia da situação. Cristo falou que neste momento, de política conturbada no País, em que a sociedade tanto cobra os políticos, ela própria está envolvida em casos de corrupção, como este. “Quem fez esta ligação clandestina é tão corrupto quanto os políticos envolvidos em corrupção na Lava Jato”, criticou ele. O caso virou inquérito policial e está sendo investigado pela delegacia de Campina da Lagoa.

Encontro de prefeitos

A Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam) realiza nesta sexta-feira (20), a partir das 9 horas, assembleia extraordinária. Após a reunião com os prefeitos a portas fechadas para discussão de assuntos internos da entidade, haverá encontro no plenário da associação aberto ao público e imprensa com a presença de secretários de esportes e prefeitos da região. A pauta da discussão: a 1ª Copa Comcam de Futebol, que está programa para ser realizada em março de 2018.

Dito e Escrito

“Campo Mourão precisa melhorar e muito. Precisamos ser referência na região.”

Tauillo Tezelli (PPS), prefeito de Campo Mourão, ontem, à TRIBUNA, ao comentar a colocação do município no Índice de Efetividade de Gestão Municipal (IEGM), do TCE, que avalia a qualidade dos gastos públicos.