Política e Ação
Prefeitura de CM recebe mais um alerta de gastos do TCE

A prefeita de Campo Mourão recebeu nesta semana, mais um alerta de gastos com folha de pagamento do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). É o terceiro alerta recebido de outubro pra cá. Segundo o Tribunal, o prefeito Tauillo Tezelli (PPS) ultrapassou 51,3% da receita corrente líquida com gastos com pessoal, excedendo o limite de 95% previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. O período é referente ao 2º quadrimestre deste ano. O aviso é emitido para que o prefeito busque o equilíbrio das finanças municipais.

Assembleia

A Associação das Câmaras Municipais da Microrregião Doze (Acamdoze) realiza no próximo dia 2 de dezembro a sua 161ª Assembleia Geral Ordinária. O encontro terá início a partir das 9 horas, na sede da entidade. Esta será a última assembleia do ano. A entidade lembra que a participação dos vereadores nas assembleias soma 10 pontos para o projeto "Vereador Nota 10” de 2017, com direito a mais 5 pontos em caso de apresentação de requerimentos. Já a Câmara que tiver maior participação de parlamentares e servidores terá o acréscimo de 4 pontos por participante para o “Projeto Câmara Nota 10”.

Câmara de Peabiru tem contas aprovadas com ressalva

Boa notícia para o ex-presidente da Câmara de Vereadores do município de Peabiru, Osmar Pereira (PSD). O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) aprovou as contas da Câmara, referente ao exercício de 2014, quando ele era presidente. Mas teve uma ressalva quanto à divergência no saldo do balanço patrimonial, diferença, aliás, que fez inicialmente o TCE rejeitar as contas. Em sua defesa, Pereira alegou que a divergência ocorreu por falha na configuração do sistema de contabilidade, encaminhando novo balanço patrimonial. O TCE até constatou a correção contábil, mas disse que o documento estava ilegível, determinando à Câmara o prazo de 60 sessenta dias para envio de documento legível, em substituição ao enviado anteriormente.

Posse no BRDE

O clique é de terça-feira (14), em Curitiba, durante a posse do novo presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Orlando Pessuti. O prefeito de Boa Esperança, Wenderson Aparecido dos Santos (PSB) e a primeira dama do município, Carla Santos, que também é secretária da Ação Social, participaram da cerimônia. A posse aconteceu na agência paranaense do banco, Pessuti substituiu Odacir Klein, que passou a ocupar a diretoria Financeira da instituição. Participaram da solenidade o governador Beto Richa (PSDB), a vice-governadora Cida Borghetti (PP), o ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP), entre outras autoridades.

Dito e Escrito

“Hoje ali está praticamente uma rodovia da morte.”

Jadir Soares (PPS), vereador de Campo Mourão, na quinta-feira, à TRIBUNA, ao comentar sobre os frequentes acidentes no trecho da PR-158, entre Campo Mourão e Peabiru.