Resenha Esportiva
O Esporte em 2018

Estamos voltando com a nossa coluna ‘Resenha Esportiva’ para o ano de 2018. O que passou, 2017, foi de grandes conquistas, com nomes importantes despontando em nosso esporte local e regional, e tenho plena certeza que será igual neste ano que já está correndo. Que sejam muitas vitórias, muitas conquistas, muitos nomes de talento despontando em nossa cidade e também na região!

Hora de reagir

2017 terminou com o Campo Mourão Basquete na lanterna do NBB10 e 2018 com a equipe também na última colocação da disputa nacional. Na última segunda-feira, derrota para o Clube Atlético Paulistano, em São Paulo. Na próxima terça-feira, em seu último compromisso do primeiro turno, joga com o Basquete Joinville, 20h15, em Campo Mourão, no Ginásio de Esportes Belin Carolo. Vamos reagir equipe!

Novo técnico e reforços

A Associação Campo Mourão Futsal (ACMF) já tem novo técnico para iniciar esta temporada. É Wesley Lima Szabo, o “Alemão”, que foi atleta da modalidade em clubes como São Paulo e Corinthians. Estão já contratados também o ala canhoto Luiz Fernando, o ala direito Fabricio e o pivô/ala-canhoto Rafa Martins. O primeiro já havia defendido o time mourãoense. Os outros dois vem do futsal paulista!

Atitude especial

Que especial a atitude da Dra. Ana Carolina de Oliveira, juíza de direito da Comarca de Iretama. Ela recebeu das mãos do professor Huenes Lemos, o “Mineiro”, Secretário de Esportes do Município, uma camisa autografada do Internacional, do atleta Leandro Damião. A magistrada agradeceu o presente e repassou novamente ao intermediador, para que a mesma possa ser leiloada em favor do projeto social do futebol na cidade!

RAPIDINHAS

INVASÃO PAULISTA – Tudo começou com a vinda do técnico Lucas Chioro, no ano passado. Agora, um técnico, e mais dois atletas. Seria uma “invasão paulista” na ACMF?

VOU DE BIKE – Neste ano de 2018 não teremos etapa do Circuito Vou de Bike em Campo Mourão. Mas outros municípios da nossa região estarão sediando. Nossos “bikers” estarão participando, com certeza!

JOGOS MATINAIS – Entra ano e sai ano, e certamente os veteranos do futebol do Distrito de Piquirivaí estarão mantendo a tradição, com jogos amistosos nas manhã de domingo!

REFORÇO DE PRIMA– Terá o Cianorte no Campeonato Paranaense de Futebol 2018. É o volante Richarlyson, reconhecido, consagrado, campeão do mundo pelo São Paulo. Fará diferença!

COPINHA – Na Copa São Paulo de Futebol Junior, os quatro paranaenses (Coritiba, Atlético, Paraná Clube e Londrina), já estão classificados para a segunda fase da disputa!

COPONA (DO MUNDO) – E as seleções que estarão na Copa do Mundo na Rússia já começam a viver a expectativa. Vários amistosos estão programados até o período do mundial!

ACREDITANDO – O atacante Bacca, da Seleção Colombiana, já deixou claro em uma declaração por estes dias que é bom todo mundo se cuidar com a Colômbia, pois ela vem forte, em busca do seu primeiro título!

__

Por Diego Reis | [email protected]

Overdose de Futsal

Nesta e na próxima semana, vamos ter uma verdadeira “overdose” de futsal em nossa cidade. É que estão chegando ao fim, com disputas já nas fases decisivas, os Campeonatos Mourãoenses de Futsal Séries Ouro e Prata, Sub-9, Sub-10 e Sub-11. O bicho vai pegar nesta disputa, e até o final da próxima semana já devemos ter os campeões. Trabalho sensacional do Município de Campo Mourão, por meio da Fundação de Esportes (Fecam)!

Terminou

No final de semana mais uma edição dos Jogos Interclubes de Campo Mourão, a 30ª. Os jogos finais, na modalidade futebol suíço, foram disputados no último sábado, nos campos 4 e 5 da Arcam. Os jogos foram muito equilibrados e emocionantes, mesmo sob um sol de “lascar”. Muitos bons jogadores em campo, como o Bina, o Juarez Scarabelot, o Biga, o Bina, o Macedo, o Anderson Cachorrinho ... e tantos outros!

Camping de Atletismo

Com atividades práticas e palestras, será realizado na próxima semana, em Campo Mourão, o “Camping de Atletismo: da iniciação escolar ao alto rendimento”. O evento reunirá atletas, estudantes e esportistas da região. A inscrição é um caixa de leite e deve ser feita pelo site eventos.grupointegrado.br, até segunda-feira (11). Estarão presentes profissionais de alto nível, como o medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima. A abertura é terça-feira, 12, 8 horas, no Anfiteatro da Unimed!

Mourãoense

E temos mais um mourãoense chegando no futebol profissional, o que já deve acontecer no próximo ano. É o volante Andrey Cano, 17 anos, filho do amigo Alessandro Cano, que neste ano jogou as competições estaduais de base pelo J. Malucelli. Além do esporte, o garoto, que é muito talentoso com a bola no pé, vai cursar Agronomia na Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Jogando o futebol, e pensando no futuro. Sucesso pra você Andrey!

RAPIDINHAS

REABILITAÇÃO – O Festival de Handebol do último sábado, lá no Colégio Integrado, teve um verdadeiro clima de fim de uma festa muito especial para a modalidade em nossa cidade neste ano de 2017!

DERROTA DOÍDA – Depois de um bom jogo contra a Liga Sorocabana, e outro bom jogo contra o Mogi, a derrota para o Pinheiros no NBB10 foi doída para o Campo Mourão Basquete (29 pontos de diferença)!

DUPLA DINÂMICA – Com o tricampeonato paranaense do futsal mourãoense masculino sub-17, uma dupla provou novamente que trabalha muito, e bem. Eberton de Souza (Beto) e Guilherme Turquino (Grilo)!

DECACAMPEÃO – Foi o grito entoado por Paulo Gilmar Fuzeto e Cia. logo após a conquista do 10º título de Jogos Interclubes por parte da Arcam no Futebol Suíço Veteranos. Parabéns aos atletas!

SUPERAÇÃO – Passado um ano da tragédia aérea na Colômbia, a Chapecoense se reergueu, e está novamente na Libertadores. O único ponto a lamentar é a queda do Coritiba para a Série B!

NOS EMIRADOS ÁRABES – A partir da próxima semana o Grêmio vai tentar buscar mais um título mundial, poucos dias após a conquista da Libertadores. E pode pegar o poderoso Real Madrid!

GRUPO FÁCIL? – Na Copa do Mundo Rússia 2018, o Brasil vai pegar Suíça, Costa Rica e Sérvia, no Grupo E da primeira fase. E aí amigo torcedor, grupo fácil ... ou difícil?

__

Por Diego Reis | [email protected]

Talento da Terra

E tem mourãoense campeã do mundo. É a Ellen Castro, que tem 25 anos, e conquistou o título no final de semana da Copa do Mundo de Futebol de Salão, na Catalunha (Espanha). O jogo decisivo foi contra a Argentina, onde as brasileiras foram muito melhores e venceram as portenhas pelo placar de 5 a 3. A equipe foi comandada por um paranaense, o técnico Anderson Valério, de Telêmaco Borba. Atualmente, Ellen joga na Itália!

Festival de Handebol

No próximo sábado, o Projeto Handebol Social do Município de Campo Mourão, mantido em parceria com a Fundação de Esportes (Fecam), Associação de Handebol de Campo Mourão (Ahandecam) e empresas apoiadoras, realiza o 3º Festival de Handebol, no Colégio Integrado. Serão 23 equipes, divididas em dois naipes (feminino e masculino) nas categorias sub-10 e sub-12, representando núcleos do projeto, disputando 39 jogos!

Humanidade

A tragédia com o voo da Chapecoense completou um ano ontem (quarta-feira), fato que marcou o esporte brasileiro e mundial. Após o acidente, que vitimou também o cianortense Danilo Padilha, goleiro; sua mãe, Dona Ilaídes Padilha, se tornou uma importante personagem de luta em prol das mães que perderam seus filhos. Com simplicidade e psicologia, acalmando as dores próximas, ela tem superado a sua dor, agindo humanitariamente!

Volta por Cima

Após baterem na trave por dois anos seguidos no Campeonato Paranaense de Handebol Masculino, perdendo as finais para a Maringá, a equipe adulta de Campo Mourão foi à forra na Divisão A dos Jogos Abertos 2017 em Apucarana. Venceu o time maringaense na final e comemorou muiiitoooo. Mérito para os atletas, equipe de dirigentes e principalmente para o experientíssimo técnico Jair Grasso!

RAPIDINHAS

REABILITAÇÃO – Depois de perder para o Caxias do Sul, jogando em casa, o Campo Mourão Basquete volta a jogar nesta quinta-feira, contra a Liga Sorocabana, fora de casa, pelo NBB10. Jogo para se reabilitar!

ARENAS MULTIUSO – Mais três arenas esportivas multiuso devem ser concluídas nos próximos dias em Campo Mourão. No Parque do Lago, no Colégio Marechal Rondon e no Vinicius de Moraes!

FOI NOS PÊNALTIS – Quase o futsal mourãoense masculino conquistou mais um título da Fase Final dos Jogos Abertos do Paraná. Mas perdeu nos pênaltis para Umuarama. Agora é pensar 2018!

MAIS UMA? – Tivemos na noite de ontem (quarta-feira), o jogo decisivo da Copa Libertadores 2017, entre Lanús e Grêmio, na Argentina. Será que a América do Sul anoiteceu azul? Ou grená?

MARCAS – Independente das causas e dos culpados, a Tragédia do Voo da Chapecoense, que completou um ano, deixará marcas e feridas incuráveis no coração de nós brasileiros!

CERTEZA – Uma certeza, porém, existe. Jamais esqueceremos, também, o carinho com que o povo colombiano abraçou a nós brasileiros naquele momento de tanta dor. Será sempre lembrado!

COMPLICOU – A derrota do Coritiba para o São Paulo no final de semana deixou complicada a sua situação. Precisará vencer a Chapecoense, em Chapecó, pra não cair para a Série B!

__

Por Diego Reis | [email protected]

Futebol das antigas -Piquirivaí

Alô Distrito de Piquirivaí. Esta formação é inesquecível, do Esporte Clube Rio Negro. Vamos lá aos atletas: Zé Padilha, Aparecidinho, Geraldo Corrêa, Duílio, Etelvino, Ananias, Adãozinho, Canhotinho, Domingos Pereira (Tio Domingão), Primo Valdo (Tio Vardo), Urcino Pereira (Tio Urcino) e Adãozinho. O dirigente-técnico Erotildes. Meus amigos, um time das antigas do nosso querido “Piquiri”. Sempre é bom lembrar!

Deu bom

No final de semana tivemos a disputa da última etapa classificatória e quartas de final do Campeonato Paranaense de Handebol Adulto/Livre, em Maringá. As duas equipes Fecam/Ahandecam/Integrado Campo Mourão conseguiram suas vagas para a semifinal estadual. As mulheres vão tentar uma vaga na final contra Cascavel. Os homens terão que superar Londrina. Dois fortes adversários, que representam o Paraná na Liga Nacional!
 

No Lar Paraná

É certo que o Ginásio de Esportes Valternei de Oliveira (Lar Paraná) é a casa do futsal da nossa cidade. Muitos talentos vieram destas quadras, como o próprio Valtinho, como era conhecido o atleta que hoje dá o nome ao ginásio, que nos deixou e foi morar no céu. No sábado, a praça esportiva vai receber mais um jogo de “mata mata” do Campeonato Paranaense de Futsal. É contra o pentacampeão estadual, o Cascavel!

Ótimo trabalho

Hoje vou parabenizar meu amigo Huenes Marcelo Lemos, o “Mineiro”, que é nascido em Iguatama, no Estado das Minas Gerais, mas hoje faz um ótimo trabalho com o esporte em Iretama, no Estado do Paraná. Ele veio jogar na ADAP, na década de 2000, conheceu a iretamense Andreia, e hoje se destaca na área esportiva daquela cidade. Um grande amigo, um ótimo profissional, um “fenômeno”. Parabéns Mineiro!

Rapidinhas

QUARTAS DE FINAL As quartas de final do Campeonato Popular de Futebol Suíço serão realizadas no sábado. Os quatro jogos acontecem no Estádio Distrital Odair Silvestre, no Distrito de Piquirivaí!

FAMÍLIA SILVESTRE: Por falar no nome do estádio, justamente homenageando o pioneiro comerciante do “Piquiri”, fica aqui a menção especial aos amigos Odair, Vladimir e Dona Neuza Silvestre!

REFORÇOS: Para a disputa do NBB 10, o Campo Mourão Basquete está se reforçando. E deve se reforçar mesmo, pois a disputa nacional desta temporada promete muitas dificuldades.

70 ANOS: Na próxima terça-feira Campo Mourão completa 70 anos de emancipação política e administrativa. Os parabéns a esta terra que é um grande celeiro esportivo paranaense!

DESTAQUE Somos atualmente destaque em muitas modalidades esportivas, como futsal, atletismo, basquete, xadrez, tênis de mesa, voleibol, judô, futebol, handebol, bolão, bocha e muitas outras!

INTERCLUBES: Foi dada largada nesta semana a 30ª Edição dos Jogos Interclubes de Campo Mourão. Importante competição envolvendo clubes e associações da nossa cidade!

INICIAÇÃO NO HAND: A iniciação na modalidade esportiva handebol em nossa cidade já tem núcleos em vários locais. Entre estes, a Escola Municipal Castro Alves, na Vila Guarujá!

Vale a pena

Sem dúvida alguma, o trabalho com as crianças na iniciação esportiva, vale muito a pena, pois além de propiciar a convivência, traz novos aprendizados, proporciona novas virtudes e abre novos horizontes. Sim, o início no esporte deve ser de forma lúdica, criativa e com muito a se ensinar, com o repasse de informações importantes. É isto o que estão fazendo os professores de educação física nos Jogos Primários!

Nova Técnica

Pela rede social fiquei sabendo nesta semana que a nova técnica da equipe de xadrez de Campo Mourão é a Janaine Tonette, filha da Sonia Tonette e do Gessé, lá do Jardim Copacabana/Vila Rio Grande. A “Jana” já tem um longo conhecimento na modalidade, pois já está há muito tempo neste esporte. Tenho certeza que o xadrez de nossa cidade estará muito bem comandado, por uma profissional séria, competente e gabaritada!

Agora é “Nóis”?

Já foram quatro jogos contra a São Lucas de Paranavaí neste ano de 2017, e a Associação Campo Mourão Futsal (ACMF) não ganhou nenhum, incluindo-se dois amistosos preparatórios para o Campeonato Paranaense de Futsal – Chave Ouro 2017. No final de semana o jogo é em casa, contra o tradicional rival da modalidade em nível estadual. E chegou a hora da ACMF vencer o “adversário”. Será que agora “é nóis”?

Mais de 90 Jogos

É isto mesmo, não é exagero não. No último feriado prolongado, final de semana, foi realizado em Cascavel o Campeonato Paranaense de Handebol – Cadete/Sub-16. Foram mais de 90 jogos disputados, nos Ginásios do Colégio Santa Maria, Neva e Sérgio Mauro Festugatto. Vieram para a disputa equipes participantes de todo o Estado do Paraná. Campo Mourão foi representada no masculino e no feminino!

RAPIDINHAS

NO NBB 10 – O Campo Mourão Basquete já está oficialmente confirmado no Novo Basquete Brasil 10. Deverá estrear fora de casa, contra o Franca (SP). A busca agora é por mais patrocinadores, mais recursos!

CUIDADOS – Um destaque especial para todos aqueles que são responsáveis por cuidar das praças esportivas da nossa cidade, em especial ao amigo Fernando Antonio, do Distrito de Piquirivaí!

NA ITAIPU CHALLENGE – Campo Mourão teve “ótimo” representante na Itaipu Challenge Sunset, única etapa de triathlon “noturna” do planeta, na Fronteira Paraguai/Brasil. Foi o amigo Eduardo Akira Azuma!

ACOMPANHANDO – Interessante nos Jogos Primários, que estão sendo realizados em Campo Mourão, também é o acompanhamento dos pais a participação dos seus filhos. Existem vários casos especiais!

SONHO IMPOSSÍVEL? – Final de semana estive em Cascavel, e analisei a construção da ciclovia naquela cidade, com o calçamento e o gramado paralelo. Qualidade de vida para a população, na área central!

PRIMEIRA LIGA – O futebol paranaense neste ano tem o Londrina como finalista da Copa da Primeira Liga, “novo” torneio do futebol nacional. O adversário será o também tradicional Atlético Mineiro!

FANTASMA – O Operário Ferroviário, de Ponta Grossa, é o mais novo integrante da Série C do Campeonato Brasileiro. Será que vem aí o “Fantasma” para assustar o Brasil?

Menção Especial

Na presença do pentacampeão mundial Ricardinho, na última semana, em Campo Mourão ... uma pausa ... uma menção especial ... “ao meu técnico na Seleção Paranaense de Futsal, na Categoria Sub-8, no ano de 1983”. E quem era o comandante. Ele mesmo, Itamar Tagliari foi reverenciado, de uma forma muito digna, pelo seu ex-atleta, ainda menino, quando este ainda almejava trilhar no esporte. Atitude belíssima de Ricardinho.

Sem moleza

O Secretário do Esporte e Turismo do Estado do Paraná, Douglas Fabricio, trouxe uma equipe de vários astros já sem atividade do futebol paranaense para partidas amistosas na região. Veio Adriano Gabiru, Ricardinho (pentacampeão do mundo com a Seleção Brasileira), Adilson Batista e Perdigão, entre outros. Douglas fez três gols em Campo Mourão e dois em Roncador. Mas em “Ronca”, ele sofreu pênalti e ainda ralou o braço!

Time Mourãoense

Na equipe mourãoense que desafiou os “astros”, vários amigos, também agrônomos, ligados ao meio rural. Vamos à alguns nomes ... Valdomiro Bognar, Maeda, Adauto e Armandinho Sambati, Moa Ribeiro e Paulinho Cremonesi, entre outros. Mas teve também no time local o Bina, o Michel Matsumoto, e enfim, vários outros atletas que tiveram a grande oportunidade de jogar contra os astros!

Torneio do Aniversário

No último domingo foi realizado no Distrito de Piquirivaí o Torneio de Futebol Suíço em comemoração ao 51º aniversário do local. O evento foi organizado pelo Colégio Estadual do Campo Jaelson Biácio, em parceria com a Escola Municipal do Campo Narciso Simão, junto com toda a comunidade. Parabéns às diretoras Marli e Selma Vieira pela excelente organização, bem como a todos os que se envolveram!

RAPIDINHAS

“BONS DE CONTA ... BONS DE BOLA” – É meus amigos. Terminou mais uma edição dos Jogos Universitários de Campo Mourão. Quem levou a conquista geral, por cursos, foi Ciências Contábeis, da Unespar!

ACREDITANDO NO ESPORTE – Em comemoração aos 45 anos da Fecilcam, que hoje é o Campus da Unespar, será promovida uma competição esportiva interna. Parabéns Diretor João Marcos Avelar!

CALMA RAPAZIADA – Para aqueles que vão a alguma disputa, ou evento esportivo, e deixam que as vezes o “sangue quente” supere o “equilíbrio”, eu só peço isso. Vamos nos divertir e curtir o esporte!

TRADIÇÃO ESPORTIVA – Na última semana o Palmeiras completou 103 anos. Uma grande instituição, muito respeitada. Independente de nossa paixão clubística, devemos valorizar as agremiações do nosso futebol!

LIGA PARANAENSE – Dirigentes dos 11 clubes que compõem a atual Chave Ouro do Futsal Paranaense já discutem a implantação da Liga Paranaense. Bom ou ruim, cada um tem sua visão!

TORNEIO DE QUINTA SÉRIE – Lembrando dos Torneios de 5ª Série, no Colégio Estadual, no final dos anos 80. Onde vocês estão Pirú, Jurandir, Marcos Paulo, Giuliano??? ... E tantos outros que não vieram à mente!

BELEZA FRATÊ – No final de semana tivemos o Porco no Tacho da Fraternidade O Caminho, na Vila Franciscana. Em prol de uma grandiosa causa. Um show de organização. Valeu gente, foi tudo no capricho!

Voleibol em São José

O voleibol masculino mourãoense esteve no final de semana em etapa do estadual da modalidade em São José dos Pinhais. E a equipe, comandada pelo técnico Luiz Fernando Radecki, está bem na disputa, e já classificada inclusive para a próxima fase, decisiva. Um excelente trabalho vem sendo desenvolvido pelo profissional em nossa cidade e tenho certeza que a evolução será uma constante!

Sem Gol?

No futsal é dificílimo de acontecer, mas vez ou outra acontece. No último sábado a Associação Campo Mourão Futsal (ACMF) empatou com o Pato Futsal, em Pato Branco, em 0 a 0. Era um jogo muito complicado, mas complicado mesmo, já que a equipe do Sudoeste do Paraná vinha na liderança até a disputa daquela partida. A disputa foi grande, a entrega do time mourãoense também. Mas o gol não saiu. Pra nenhum lado!

Nomes Consagrados

No sábado teremos a partida com nomes consagrados do futebol paranaense, convidados pelo Secretário do Esporte do Estado do Paraná, Douglas Fabrício. Deverão estar presentes atletas como Perdigão, Heraldo, Adilson Batista, Ricardinho e outros grandes jogadores que fizeram parte da história futebolística do nosso “Paranazão Véio de Guerra”. A equipe anfitriã será a da Associação dos Agrônomos!

Jogos Universitários

Já está em disputa mais uma Edição dos Jogos Universitários de Campo Mourão. Participam atletas de cursos superiores de quatro instituições de nossa cidade: Unespar, Faculdade Integrado, Faculdade União de Campo Mourão (Unicampo) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). São várias modalidades em disputa, e prática esportiva em grande quantidade dos acadêmicos universitários da cidade!

RAPIDINHAS

“TERRA SECA” – Pra quem acompanhou o Sport Club Campo Mourão no início dos anos 90, alguém lembra do “Gilson Terra Seca”? Um veloz ponteiro direito, com um bigodinho peculiar, vindo do Ceará!

LALA, VASSOURA, BANANA, MANTA – São alguns dos “codinomes” de atletas que passaram pelo futsal mourãoense ao longo de todos estes anos. Cada um que passou, deixou sua marca, e também uma história!

FOZ FUTSAL – Ontem, quarta-feira, o jogo da Associação Campo Mourão Futsal (ACMF) seria contra o Foz Futsal. Eles já aprontaram “poucas e boas” para nós. Mas já incomodamos muito eles também!

TÍPICO “MINEIRO” – Conversa calma, olhar manso, tranquilidade, mas dentro de quadra vira um “gladiador”. Falo de Wilson Fernandes, o “Ralado”, do nosso handebol mourãoense. Ele é mineiro de Itabira!

E POR FALAR EM HANDEBOL – No final de semana a equipe mourãoense masculina disputou etapa do Paranaense Juvenil (Sub-18) em Cascavel. Conquistou duas vitórias. Saldo positivo!

PÉ ESQUERDO CALIBRADO – São poucos os canhotos “bons de bola” no nosso esporte. No futsal mourãoense, quem se destacou com a “canhotinha” foi Leandro Demétrio, o “Esquerdinha”!

NBB 10 – A expectativa dos dirigentes do Campo Mourão Basquete é participar do NBB 10, nesta temporada 2017-2018, que começa agora em novembro. O empecilho é “financeiro”. Comum para um ano tão difícil!

“Piquiri” em Festa

Nesta sexta-feira (19), o Piquirivaí está em festa, comemorando 51 anos de elevação a condição de Distrito de Campo Mourão. Uma comunidade harmoniosa, receptiva e de muita importância para o desenvolvimento deste município, em todos os setores, especialmente na agricultura, com terras férteis e produtivas, além da tradição esportiva, que é uma característica marcante. Parabéns Piquirivaí!

Bote da Serpente

Depois de duas vitórias conquistadas no comando do novo técnico, no último sábado não teve jeito para Associação Campo Mourão Futsal (ACMF). O Cascavel veio aqui, fez 6 a 3, e devolveu o placar como qual os derrotamos no primeiro turno lá em Cascavel. No final da partida, ainda levamos gols na jogada do goleiro linha, tática arriscada, por sinal. Mas o que importa é que ganhamos lá né!

Campeonatos

Neste final de semana o Município de Campo Mourão inicia duas importantes competições esportivas. Uma delas é o 15º Campeonato Popular de Futebol Suíço. A outra é a oitava edição do Campeonato Municipal de Futebol. No próximo mês de setembro teremos a 15ª edição dos Jogos Primários. Eventos sem dúvida alguma de muita importância para o nosso esporte!

Artur

Durante a semana fiquei sabendo que o amigo Artur Monteiro, técnico da modalidade xadrez, está deixando nossa cidade, por conta de uma outra proposta que recebeu em outro local. Realizou um ótimo trabalho em Campo Mourão, formando ótimos enxadristas e também exemplares cidadãos, e com certeza onde estiver manterá o mesmo nível de excelência. Fará muita falta Artur. Sucesso!

RAPIDINHAS

EM CASCAVEL – O handebol masculino de Campo Mourão participa no final de semana, em Cascavel, da Segunda Etapa do Campeonato Paranaense Juvenil (Sub-18) – Chave Ouro. Os jogos do sábado serão no Ginásio Ciro Nardi. No domingo, partidas no Ciro Nardi e na Neva!

NA DISPUTA – Nesta competição, o time mourãoense (Fecam/Ahandecam/Campo Mourão), ocupa a quarta colocação, atrás de Maringá, Jussara e Colorado. Mas estamos a frente de Londrina, Astorga, Arapongas e Toledo ... Hummm ... Pensando o quê!

UNIFORMES – Recentemente a Associação de Handebol de Campo Mourão (Ahandecam), junto com a Fundação de Esportes (Fecam), entregou uniformes para os núcleos de iniciação esportiva da modalidade em locais como o Ginásio do Lar Paraná e a Escola da Vila Guarujá!

COMUNIDADE & LAZER – E o Município de Campo Mourão, por meio da Fundação de Esportes (Fecam), segue levando o Projeto Comunidade & Lazer aos bairros da nossa cidade, proporcionando entretenimento e convivência às crianças e suas famílias!

NA SÉRIE C – Que beleza minha gente. O Estado do Paraná está aumentando a sua representação nacional no futebol. Agora é o Operário de Ponta Grossa que conseguiu seu acesso à Série C do Campeonato Brasileiro. Parabéns “Fantasma”. Mais um “orgulho paranaense”!

ORGULHO DA NOSSA CIDADE – E aí, amigo, cidadão mourãoense. Podemos sim, amar muito mais e nos orgulhar muito mais de nossa cidade. É tão poder sair por aí clicando, tirando fotos, retratando nossas belezas. Vamos cultivar este hábito. Faz muito bem!

ATITUDES VÁLIDAS – O plantio de mudas de árvores, em alguns locais, que o Município de Campo Mourão, por meio da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, vem promovendo, com o intuito de levar até as crianças a importância de se preservar o meio ambiente!

Com José Aldo

No final de semana o mourãoense Kayo Borghi esteve no Rio de Janeiro, em uma competição a nível mundial da modalidade Jiu-Jitsu. E por lá manteve contato com José Aldo, importantíssimo nome das artes marciais em nosso país. É muito bom, sem dúvida alguma, ver a nossa cidade ser tão bem representada em todos os esportes, inclusive no jiu-jitsu, que já tem tantos adeptos “mourãoenses”. Parabéns Kayo!

Positivismo e Eficiência

Foi encerrada no final de semana mais uma edição da Copa Coamo de Futebol Suíço, envolvendo os cooperados desta tão conceituada e reconhecida instituição do agro negócio nacional. Participaram 33 equipes, e um grande número de atletas, vindos de todas as cidades onde a Coamo tem a sua área de atuação. O título ficou com Coronel Vivida. O vice-campeonato com Mangueirinha. Parabéns a organização!

Noite de Gala

Foi uma grande vitória da Associação Campo Mourão Futsal (ACMF) na noite do último sábado, em Toledo, contra a equipe da casa, uma tradicional adversária da equipe mourãoense ao longo dos anos. E foi por 7 a 2, de goleada. Mesmo jogando fora de seus domínios, o time comandado por Lucas Chioro se sentiu dentro dos seus domínios. Parece que o novo comandante já está conseguindo encaixar seu estilo de trabalho!

Terminou

A disputa começou no início de maio, e terminou na última sexta-feira. Com 28 equipes, o 1º Campeonato Mourãoense de Futsal – Série Bronze 2017 já teve definido o seu campeão. Foi a Agro-Paraná, que na final venceu o Guardian/Joga 10. O artilheiro foi o Ricardinho e o goleiro menos vazado foi o Reinaldo. Oito equipes estão classificadas para a Série Prata e mais duas para a Chave Ouro (Citadino), que acontecem em novembro!

RAPIDINHAS

DEPOIS DO TOLEDO – Depois do confronto contra o Toledo, a ACMF recebe agora outra equipe do Oeste Paranaense. É o Cascavel, que vem bem na disputa, após um começo turbulento. O jogo é no dia 12 de agosto, no Ginásio de Esportes Valternei de Oliveira (Lar Paraná).

ADVERSÁRIO TRADICIONAL – E o Cascavel já é um tradicional adversário do futsal mourãoense na modalidade. E sua força é de conhecimento de todos nós, já que é o pentacampeão estadual. Mas já conquistamos algumas vitórias marcantes sobre a “Serpente”!

BOA FASE VIVIDA – No final dos anos 80 e início dos anos 90, vivi a boa fase do Sport Club Campo Mourão intensamente. Vamos a alguns atletas que vem na lembrança: Douglas Neves, Zico, Sucuri, Alcântara, Vanderlei, Charuto, Poleto, João Carlos, Benê, Osvaldo ... e por aí vai!

CAÍA O INVICTO – Numa manhã chuvosa do ano de 1991, o invicto Paraná Clube caía derrotado no Estádio Roberto Brzezinski, perdendo para o nosso Sport por 2 a 1. Naquele dia, na penúltima rodada do primeiro turno do Campeonato Paranaense, o invicto via cair a sua invencibilidade!

HANDEBOL – No final de semana o agito esportivo em nossa cidade ficará por conta da realização do Campeonato Paranaense de Handebol Adulto – Livre, na Chave Ouro. E tem mais: vai ter o torneio da modalidade em cadeiras de rodas. Ótima atração!

NO SUPER CAMPEONATO – No final de semana foram definidos os finalistas do Super Campeonato Amador de Liga de Futebol de Goioerê. Tuneiras do Oeste e AFAU de Umuarama serão os dois que podem chegar ao título. Disputa regional muito interessante!

GRANDE VITÓRIA – A vinda do Curso de Medicina para a nossa cidade é uma grande vitória. Uma ótima notícia que já era esperada há muitos anos e que nesta semana foi obtida uma resposta positiva. Para uma cidade se desenvolver amplamente, são necessárias grandes conquistas!

Stand de Tiro

A Associação de Tiro Esportivo de Campo Mourão, a ATECAM, presidida pelo meu amigo advogado Alessandro Augusto Zahdi Gonçalves, foi contemplada com a cessão de um terreno, nas proximidades do Horto Municipal, do Município de Campo Mourão, para a instalação de um “Stand de Tiro”. Além do treinamento dos adeptos do tiro esportivo local, o mesmo também poderá ser utilizado por profissionais da área da segurança!

Notícia Triste

A tarde da terça-feira foi marcada por uma notícia triste, no que diz respeito ao Sport Club Campo Mourão. Durante um treinamento, um jovem atleta acabou sofrendo um “mau súbito” dentro de campo e veio a falecer. Ele tinha 21 anos de idade, e foi identificado como “João Pedro”. De acordo com informações, o atleta havia chegado na cidade um dia antes, onde passava por testes no time mourãoense. Uma fatalidade!

Vitória Magra ... Mas, Vitória!!!

A estreia do técnico Lucas Chioro na Associação Campo Mourão Futsal (ACMF), foi com vitória. E ela foi de virada, por 2 a 1, placar magro, mas diante de um tradicional adversário, o Umuarama. A equipe mourãoense sofreu no jogo, não foi fácil não chegar a este resultado, mas a vitória veio. Desempenho positivo contra um “grande campeão’’ do futsal estadual, e que certamente dá muita moral para a sequência!

Copa Coamo

É no sábado a etapa final da Copa Coamo de Futebol Suíço 2017, na Arcam, aqui mesmo em Campo Mourão. Classificaram-se 33 equipes, campeãs das fases regionais em locais onde a Coamo tem seus entrepostos. Nossa cidade será representada pela equipe Amigos da Bola FC, que tem experientes atletas em seu elenco, conhecedores da modalidade. Sem dúvida alguma a festa será muito bonita, digna do nosso homem do campo!

RAPIDINHAS

CITY BIKE – Amigos que gostam de fazer um exercício físico, de preferência, uma boa pedalada. Na noite desta quinta-feira teremos mais um “City Bike”, promovido pelo Grupo Sou Bike, saindo em frente à Catedral São José, 19 horas. Você está convidado!

GRANDE GOLEIRO – Com uma experiência e tanto, o nosso goleiro Alexandre Rodrigues, o Nikinha, continua sendo um dos grandes nomes da Associação Campo Mourão Futsal (ACMF). Vem praticando ótimas defesas, garantido bons resultados para a equipe!

SEQUENCIA – Muito bem, trocou-se o técnico da ACMF. Chegou um profissional, rodado, que já passou por times grandes. Mas ainda vai ter que se adaptar a nossa realidade e repassar e ver assimilado seu método de trabalho entre nossos atletas. Vamos aguardar!

MOURÃOENSE DE FUTSAL – O 1º Campeonato Mourãoense de Futsal – Série Bronze terá sua disputa final na sexta-feira, no Ginásio de Esportes Valternei de Oliveira (Lar Paraná). A disputa do título envolve as equipes Agro-Paraná e Guardian/Joga 10!

TERCEIRONA – O Sport Club Campo Mourão disputará a partir do dia 17 de setembro o Campeonato Paranaense de Futebol da Terceira Divisão. A disputa terá nove equipes, entre eles os tradicionais Arapongas e Batel de Guarapuava. A estreia é contra o próprio Arapongas, dentro de casa!

EM 1985 – Em conversa dias deste com meu amigo Jovino Siqueira, relembramos o título amador da Liga de Campo Mourão conquistado pelo Piquirivaí, no ano de 1985. Time que contava com o próprio Jovino, e o goleiro Paulo “Borracheiro”, nome importante do esporte local na época!

HISTÓRIA – Mais a história do futebol deste local, o Distrito de Piquirivaí, vem das antigas, vem sim. Vem do campo de terra, onde brilharam, por exemplo, meus “Tios” Domingos e Urcino Pereira; e Osvaldo Pereira, que era conhecido na época como “Primo Valdo”!