Rubens Bueno
Rubens Bueno contra o fake news

Recentemente fui alvo de inverdades e acusações levianas publicadas em rede social, a malfadada FAKE NEWS. Só quem já sentiu na própria pele sabe os efeitos nefastos de sua divulgação.

No entanto a justiça brasileira está cada vez mais atenta a estas questões e ao submeter o ofensor e a ofensa ao crivo da justiça estamos contribuindo para a sua contenção e evitando a propagação da falsa notícia.

Fruto de uma trajetória de mais de 35 anos prestando contas de meu trabalho através de audiências públicas realizadas por todo o nosso Estado, não posso me calar diante da injustiça da fácil propagação de mentiras, calúnias e injúrias. O restabelecimento da verdade com punição cada vez mais intensa ao ofensor deve ser uma bandeira nacional.

Motivados por razões desconhecidas, Iracema Tomaz da Silva – Eventos e Julielton dos Paços Rodrigues publicaram um vídeo no Facebook onde me atribuíam a prática de caixa dois no município de Barbosa Ferraz. Chamados a prestar esclarecimentos na justiça não mantiveram a grave acusação e sequer apresentaram qualquer elemento de prova. Caracterizada, portanto, a FAKE NEWS – condenação à indenização de R$15.000,00.

Em nossa trajetória política temos prezado e mantido a maior e mais importante riqueza que um ser humano pode acumular, que é a lisura de sua honra. Ao sermos atacados injustamente não podemos nos calar ou fazer de contas que isso não importa.

A condenação pecuniária dos agressores servirá para que novas falsas notícias, contra qualquer outra pessoa, sejam coibidas e eliminadas.

Por fim, é bom destacar o que disse a juíza Beatriz Fruet de Moraes na sentença: “...Em tempos de “fake news”, é extremamente importante atentar-se ao dever de diligência e de responsabilidade quando da publicação de informações (não só, mas especialmente) políticas, em um cenário no qual a rede Facebook é utilizada por mais da metade dos brasileiros como principal fonte de notícias...”.

A minha honra é o meu maior patrimônio e disso não abro mão.

Rubens Bueno

Deputado Federal - PPS PR