Sociedade e Desenvolvimento
2019 – boas perspectivas

"Faça o teu melhor, na condição que você tem, enquanto você não tem condições melhores, para fazer melhor ainda!" - Mario Sergio Cortella

Quando sentamos com a equipe para pensar nos projetos para 2019, me lembrei da história do menino que atirava pedras. Todas as tardes, após as aulas,  ele fazia a mesma coisa:  atirava pedras para o alto. Um dia, curioso por sempre vê-lo fazendo aquilo, perguntei o que ele tentava acertar, pois não tinha visto nenhum alvo aparente. E ele me respondeu que tentava acertar a Lua. Disse-lhe: “Ora garoto, a Lua é muito longe, você jamais vai conseguir acertá-la”. Ele então virou-se para mim e disse: “posso nunca conseguir acertar a Lua, mas vou ser aquele que atira pedras mais longe”.

Assim também é quando estabelecemos metas para nossa vida ou trabalho. Às vezes podem parecer ousadas, inatingíveis, mas elas são poderosas para forçar-nos a buscar a excelência.. Pode ser que não consigamos tudo o que almejamos no tempo que queremos, mas certamente seremos melhores do que outros que acomodam-se em suas zonas de conforto.

Na semana passada relatei algumas das realizações que conseguimos em 2018. Foram nossas pedras atiradas o mais longe possível com as condições que tínhamos. Para 2019, temos planos de avançar em algumas perpectivas, que resumo a seguir:

Fomento ao Empreendedorismo: com o objetivo de incentivar e fomentar o empreendedorismo principalmente entre os jovens em Campo Mourão, temos programadas as seguinte ações:

  1. Mostra de Franquias – com marcas paranaenses, que têm interesse em expansão para o município.
  2. Escola de Empreendedorismo – em parceria com a Unespar, vamos desenvolver um programa de empreendedorismo entre jovens de 12 a 15 anos, estimulando-os a serem protagonistas de suas vidas e buscarem a realização de seus sonhos.

Assistência aos empreendedores já formalizados: ampliação dos serviços da Casa do Empreendedor e outras atividades:

  1. Atendimento dos setores de alvará, vigilância sanitária e Bombeiros na Casa do Empreendedor: com vistas a facilitar e agilizar os processos de formalização de empresas.
  2. Semana DASN e Semana MEI – Duas semanas de intensa programação para atendimento aos MEI´s mourãoenses. A primeira será um mutirão para as Declarações Anuais obrigatórias, e a segunda uma semana de capacitações e encontros.
  3. III Feira MEI – durante a semana MEI, uma feira de produtos e serviços que realizaremos na Praça São José.

Estímulo à inovação, ciência e tecnologia: atividades que realizamos para motivar os jovens a empreenderem e permanecerem em Campo Mourão:

  1. Pinto f Science: evento internacional de ciências, onde pesquisadores têm a oportunidade de apresentar seus trabalhos em ambientes descontraídos, como bares, para empreendedores e investidores, gerando uma integração entre conhecimento e capital.
  2. Empreende Week 2019 – terceira edição do Empreende Week, a ser realizada em setembro.

Atração de investimentos: para incentivar a instalação de novas empresas ou ampliação das já existentes no município:

  1. Novos terrenos à venda com subsídios: nos próximos dias teremos um novo edital para venda de 8 terrenos com subsídios para indústrias, que pode chegar a 80% do valor do imóvel. Durante o ano, novos terrenos serão disponibilizados.
  2. Parque das Pequenas Indústrias: um novo parque industrial com terrenos menores, para viabilizar a instalação de pequenas indústrias no município, com condições favoráveis ao empreendedor.

Entre outros, essas são alguns de nossos projetos. Estamos aprendendo que no Setor Público às vezes não conseguimos tudo o que queremos e no tempo que gostaríamos, para isso não é nem um pouco desmotivador para nós.

___

Carlos Alberto Facco - Secretário de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão | [email protected]