Sociedade e Desenvolvimento
Fortalecer para crescer

"Se você traçar metas absurdamente altas e falhar, seu fracasso será muito melhor que o sucesso de todos" – James Cameron, cineasta

Algumas de nossas ações relacionadas à melhoria da competitividade das pequenas empresas de Campo Mourão são o tema da coluna de hoje:

  1. Banco do Empreendedor recebe prêmio da Fomento Paraná

O Banco do Empreendedor, que funciona na Casa do Empreendedor, já liberou R$ 1,9 milhão em créditos para 180 micro e pequenas empresas, desde março de 2017. E, na semana passada, obteve um importante reconhecimento estadual, ao receber, em Curitiba, o prêmio de terceiro lugar no quesito Qualidade, entre todos os mais de 200 pontos do Banco no Estado do Paraná.

A premiação levou em conta boas práticas do uso do microcrédito para a competitividade dos pequenos negócios no Paraná, e a manutenção do Banco na Casa do Empreendedor faz parte de nossa atuação estratégica com as pequenas empresas mourãoenses.

  1. Projeto Comendo Bem

Firmamos uma parceria com a UTFPR de Campo Mourão para auxiliar os produtores de alimentos a produzir com qualidade, segurança e respeito a legislação. O projeto inclui treinamentos, visitas aos locais de produção e comercialização e sugestões para adequação dos espaços, além de assessoria para construção de rótulos dos produtos.

As ações são realizadas por alunos do Curso de Engenharia de Alimentos, supervisionados por professores da UTFPR, e os atendimentos são gratuitos aos empreendedores.

Fizemos o lançamento no ultimo dia 18/10, e nesta primeira fase, serão atendidos cerca de 10 empreendedores de áreas diferentes, sempre relacionados a produção de alimentos.

O projeto inclui ainda a disponibilização de um selo de qualidade às empresas participantes, indicando que o empreendedor está de acordo com as normas e promove a qualidade de seus produtos e processos.

  1. Geração Empreendedora

Sonhamos com uma cidade mais ativa, onde as pessoas tenham vontade e motivação para empreenderem. Em parceria com a ONG Aliança Empreendedora, trouxemos para Campo Mourão, o Desafio Paraná. É um programa que quer valorizar o movimento da transformação dos pequenos negócios, e apóia o participante a entender tudo sobre empreendedorismo de uma maneira interativa e online, de forma gratuita.

Atende tanto quem já possui um negócio próprio como quem tem uma ideia de negócio, e com isso pretendemos dar o impulso que faltava, com capacitação gratuita em gestão, acesso a mentoria e ainda possibilidade de investimento para o negócio.

A primeira turma já se iniciou. Em breve teremos mais novidades.

  1. Voa MEI

Um programa voltado a acelerar a empresa do Micro Empreendedor Individual (MEI). Contando com a forte parceria do Sebrae, montamos um programa que promove capacitações, consultorias e orientações para que o Mei se desenvolva mais rápido e de maneira mais consistente.  São mais de 30 horas de capacitações em marketing, finanças e processos.

É a segunda edição do Programa, que em 2017 chamava-se Acelera Mei, e este ano conta com 20 participantes.

___

Carlos Alberto Facco - Secretário de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão | [email protected]