Sociedade e Desenvolvimento
Liderança para Transformar

Se o Líder dentro da empresa tem um papel extremamente importante, no ambiente externo pode exercer o protagonismo da transformação social.

Senão vejamos: na empresa, suas atitudes contribuem para que exista maior ou menor performance da equipe, pois os funcionários o têm como exemplo. Seu trabalho é uma bússola para o desenvolvimento das ações, e se não possuir algumas características mínimas pode causar grandes prejuízos.

Pois bem: esse líder empresarial ou institucional, não raramente, assume o papel de líder público (ou líder cívico, no sentido que passa a envolver-se em questões comunitárias), seja através de uma Associação Comercial, Sindicato, ou até mesmo como Vereador ou Prefeito de um município.

Então, essas mesmas características de liderança até então praticadas (ou não) dentro de sua organização, agora tomam uma dimensão muito mais abrangente e importante, pois irão afetar toda uma sociedade.

Em tempos de uma quarta revolução industrial, inovações disruptivas, tecnologias digitais, onde startups bilionárias surgem do nada e empresas mundiais desaparecem, mais do que nunca a capacidade do líder é testada.

Já escrevi numa outra ocasião sobre como um líder público pode ser capaz de engajar a comunidade em ações de mobilização. Creio firmemente que só passaremos pelos desafios que temos pela frente no Brasil se tivermos líderes corajosos para cumprir uma missão muito nobre: trabalhar pelo futuro com a consciência de que os resultados serão colhidos pelas futuras gerações.

Lideranças que visualizam somente os resultados de seu mandato não tem credibilidade nem legitimidade para transformações. Aqueles que preocupam-se somente com os votos que irão ganhar ou perder somente vão perder.

As cidades ou países que deram saltos de desenvolvimento contaram em algum momento de sua história com líderes visionários, que não se dobraram diante de reações negativas de parte de seus liderados, e sim mantiveram-se firmes em seu propósito e sua missão.

O principal papel do líder público é articular e desenvolver as pessoas, despertando o potencial delas para o desenvolvimento da sociedade, atuando para fazer com o que o todo seja maior do que as partes. Um líder inspirador leva um propósito comum a todos, e trabalha pelo entendimento e engajamento a este propósito.

Tenho absoluta convicção que somente faremos as transformações necessárias a este País se os líderes acreditarem em seu papel e buscarem fazer conexões, criar uma visão de futuro que mobilize e aglutine sua comunidade, e entender que precisam pensar em formas diferentes de fazer as coisas, dando o melhor de si para todos.

___

Estamos nos últimos dias de 2018. Um ano de muitos desafios, mas também de muitas conquistas. É momento de agradecer pelas coisas que obtivemos, pelos projetos que pudemos concretizar, e até pelos erros que cometemos, pois somente através deles aprendemos. Também é momento de pensar nos desafios, e restaurar as energias para o futuro ano que promete...

E, falando em restaurar as energias, esta é a última coluna do ano. Retornaremos na segunda quinzena de janeiro.

Desejo um Feliz e Santo Natal, e um 2019 repleto de conquistas!!!

___

Carlos Alberto Facco - Secretário de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão | [email protected]