Sociedade e Desenvolvimento
Pense como um Empreendedor

"Para de perseguir o dinheiro e comece a perseguir o sucesso" – Tony Hsieh, empreendedor

A carreira é, provavelmente, o maior consumidor de tempo da vida. Passamos os anos mais produtivos de nossa existência trabalhando. Então, porque não fazer dela a melhor coisa da sua vida? Porque não fazer de todo esse tempo um tempo melhor?

Pensar e agir como um empreendedor pode fazer de seu trabalho algo muito mais eficiente e muito menos estressante. Independentemente de ser você o dono de seu negócio ou um funcionário. Porque ser empreendedor é um comportamento que faz com que você aja para fazer algo positivo, criar algo. Idealizar algo e agir para concretizar.

Os empreendedores são pessoas inquietas, que estão sempre à procura de melhorar seu entorno. Têm iniciativa e buscam fazer algo de positivo em busca de seus sonhos. Alguns pensamentos são comuns entre eles:

1. Paixão

Uma das características mais marcantes do empreendedor é que tem paixão pelo que faz. Se ele se encontra em uma fase da carreira que não gosta do que faz, então… muda!

Passar dias e dias pensando naquilo que poderia ser mas não é, ou naquilo que gostaria de fazer, mas não faz. Ou fazer planos para quando se aposentar poder fazer o que gosta, é a receita pronta para tornar-se depressivo, angustiado, para afetar seu desempenho, e consequentemente, criar uma imagem profissional negativa.

2. Correr riscos

Este aspecto é ligado com o anterior. Dizem que empreendedores fracassam em média 3 vezes antes de atingir um patamar de sucesso. Também é uma verdade que quanto mais riscos corrermos, maior será a recompensa. Aqui cabe uma análise de riscos, mas não deixar de encará-los. Sob pena de nunca sair de sua zona de conforto. E, como disse no item anterior, sua zona de conforto pode tornar-se desconfortável com o tempo.

Então, se é para buscar algo que lhe trará felicidade, melhore sua postura e traga mais ânimo à sua vida, não vale a pena correr riscos?

3. Insatisfação

Não se uma pessoa satisfeita nunca pode ser uma importante sugestão para buscar soluções melhores. Isso não quer dizer ser uma pessoa que só vê problemas, mas sim que traz melhorias e sugestões.

É comum encontrarmos aspectos de trabalho que nos deixarão insatisfeitos em algum momento. A questão é como agimos em relação à eles. A insatisfação está levando a novas soluções? Empreendedores nunca estão satisfeitos, mas querem sempre criar mais, inovar mais, dar mais.

4. Tempo para pensar

Essencial ter tempo para pensar. Para manter uma atitude de inovação e constante mudança, deve-se ter tempo para pensar e criar. Criar situações, projetar soluções, discutir com equipe e colegas. Buscar informações em jornais e revistas especializadas, visitar novas experiências, discutir com especialistas e mentores.

Um empreendedor é uma pessoa com ideias em movimento, criativa, propositiva. Então, reserve um tempo para pensar.

5. Sonhar

Isso tem a ver com a insatisfação já mencionada.

O sonho, no sentido de ser um objetivo, uma idealização, é a alavanca que movimentará seu cotidiano. Não significa ficar eternamente insatisfeito com o que tem, isso seria uma injustiça. Significa ficar insatisfeito com o que ainda não tem e gostaria de ter. E agir para tê-lo. E não apenas no campo material, como casa, carro, bens. Mas no sentido profissional também.

O importante é que mantenha sonhos e busque atingi-los, que queira mais e lute por isso.

___

Carlos Alberto Facco - Secretário de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão | [email protected]