Rota da Fé: a nova Compostela brasileira

Conhecida e consagrada pela sua peregrinação há anos, a Rota da Fé, da região de Campo Mourão, acaba de receber um grande impulsionamento. A partir de agora, ela terá o respaldo da Ordem do Caminho de Santiago de Compostela, da Espanha, por meio de ASICOTUR (ASSOCIAÇÃO Internacional de Cooperação Turística). O Chanceler da entidade, o espanhol Alejandro Rubin Carballo, esteve na cidade esta semana, quando conheceu de perto o potencial turístico religioso do projeto. “Quando soube de suas características, não tive dúvidas em apoiar a ideia. A Rota da Fé reúne todas as virtudes do caminho europeu: família, natureza e fé”, disse. Trata-se de um convênio, o primeiro a nível mundial, que eleva a Rota da Fé ao “Caminho de iniciação de Santiago de Compostela no Brasil”.

Em resumo, a partir de agora, o trajeto – ligando campo Mourão a Fênix em quase 105 quilômetros -, passa a ser oficialmente reconhecido no mundo como um dos principais caminhos religiosos do planeta. E as consequências são bastante positivas à região. A principal delas é atrair turistas de todos os cantos. “O turismo religioso – 30 milhões somente no Brasil – é movido pela fé. Mas é também capaz de agregar o turismo da natureza e gastronomia. Na verdade, movimenta quase toda a economia local, regional e estadual”, explicou Carballo.

Acompanhado do engenheiro de sistemas, e um dos precursores da pastoral do turismo e da Rota da Fé, o argentino Ruben Orlando Moyano, Carballo fará a assinatura do convênio nesta sexta-feira (18), em Foz do Iguaçú. A ação tem o apoio da Paraná Turismo, em parceria com a Associação Internacional de Cooperação Turística (Asicotur), Dioceses de Campo Mourão, município de Fênix, além da Agência de Desenvolvimento de Turismo Sustentável (Adeturs). “É o sonho se transformando em realidade”, disse Moyano.

A Rota da Fé é um movimento inter-religioso caracterizado como uma romaria, com objetivo de visitar lugares sagrados, diferentes culturas, costumes locais, gastronomia das comunidades por onde passa e ter contato direto com a natureza. Esse movimento de romeiros acontece a cada dois meses, partindo da Catedral São José, em Campo Mourão. Cerca de 600 pessoas percorrem juntas o trajeto.

O Caminho de Iniciação sairá de Campo Mourão, passando por Corumbataí do Sul, Barbosa Ferraz, chegando à Fênix. No entanto, a concretização de todo o processo passará por um plano diretor. Nele, as participações da iniciativa público e privada terão que caminhar juntas. Em resumo, há a necessidade em aprimorar o caminho, seja com a criação de pousadas aos peregrinos, sinalização e outras melhorias de infraestrutura pelos municípios. “Só para se ter uma ideia, no Caminho de Compostela, a cada 25 quilômetros existem locais para pouso”, disse Carballo. De acordo com ele, cerca de 400 mil pessoas fazem o percurso, na Espanha, todos os anos.

Moyano é um entusiasta nato. Nascido em Buenos Aires, na Argentina, torcedor do Racing, já está há 23 anos no Brasil, mais especificamente, em Campo Mourão. Casado com uma mourãoense e com três filhas, ele acabou, também, se apaixonando pelo turismo religioso. Há 18 anos é ele quem vem desbravando a Rota da Fé, sempre com o apoio incondicional da Fundação São José de Ciências Humanas e Religiosas e da diocese local.

“A vantagem do turismo religioso é que você não escuta vozes, mas palavras, sentidos. Não olha o rosto, mas os olhos das pessoas. Resgata coisas simples e naturais. Você sente a natureza, passa dar valor a um simples copo de água. Sem contar com a proximidade com você mesmo, com Deus”, disse Moyano. Ele também explica que a Rota da Fé retrata uma verdadeira iniciação, como a recuperação da fé e, principalmente, a proximidade entre humanos, sempre, desenvolvendo as comunidades por onde passa.

SANTIAGO DE COMPOSTELA
O Caminho de Santiago de Compostela se firmou como uma das rotas mais famosas de peregrinação e turismo religioso do mundo por diversos fatores. Não bastasse a importância de um trajeto que leva até os restos mortais de um dos apóstolos de Cristo, São Tiago, o roteiro passa por cenários encantadores da Europa, incluindo vilarejos medievais, florestas, litoral e morros. Cerca de 400 mil pessoas exploram o percurso todos os anos. A maior parte dos peregrinos, 51% mulheres, percorre 100 quilômetros. No entanto, outra parte caminha por até 600.

Trata-se de um trajeto de turismo religioso que leva os fiéis até a Catedral de Santiago de Compostela, na cidade de mesmo nome, na Espanha. O motivo por trás da devoção das centenas de milhares de pessoas que percorrem o roteiro é quem foi Santiago de Compostela. Também conhecido como Santiago Maior, São Tiago foi um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo, morto em 44 d.C., em Jerusalém.

A história do roteiro de peregrinação começou no século IX, quando um camponês descobriu, por acidente, o túmulo do apóstolo São Tiago. Desde então, fiéis de todos os cantos da Europa passaram a se deslocar até a região onde foi sepultado o discípulo cristão. Três séculos depois, a Igreja Católica, enfim, reconheceu a área de descoberta da tumba como centro de peregrinação, fomentando ainda mais o turismo religioso na hoje chamada cidade de Santiago de Compostela. Os restos mortais de São Tiago, porém, nunca foram remetidos ao Vaticano e estão até hoje depositados na catedral da cidade.