14 presidentes de associações de moradores são candidatos a vereadores em Campo Mourão

Dos 182 candidatos que disputam as 13 vagas para a Câmara de Vereadores de Campo Mourão, 14 são presidentes de associações de moradores. Pelos cálculos da União dos Presidentes de Associações (Uprescam), esta é a primeira eleição com tantos candidatos representantes dos bairros. 

Para o presidente da Uprescam, Lineo Quadros, esse cenário é interessante para a política do município. “O trabalho voluntário à frente de uma associação já faz parte da política, pois ele tem que ser eleito presidente. E isso naturalmente já credencia a pessoa a almejar o Legislativo e também acaba sendo mais visada pelos partidos por ser uma liderança na comunidade”, analisa Lineo, que já prestou assessoria parlamentar na Câmara.

Ele ressalta que a maioria dos presidentes de associações não dispõe de poder aquisitivo para bancar os custos de uma campanha para vereador. “Nesse aspecto eles saem em desvantagem. Em compensação já são mais conhecidos, por prestarem serviços de interesses de seu bairro e conhecer a realidade da comunidade”, observa.

Na história recente do Legislativo Municipal, apenas sete presidentes de associações exerceram mandatos de vereadores: Izael Skowronski, Sidnei Jardim, Ademir Franco de Lima, Edson Lima, Roque de Freitas, Toninho Machado e Cesar Stanziola.

Os 14 candidatos presidentes

Alex Lima  (PSC) – Vila Urupês
Amilton Gomes de Souza (PSDB) – Cidade Nova
Bete do Mercadinho (PP) – Jardim Paulino
Francisco de Assis (Podemos) – Jardim Tropical
Hélio Gonçalves (PSDB) – Jardim América
José Fernandes da Luz (DC) – Conjunto Cohapar
Jair Elias dos Santos Junior (PP) – Parque das Acácias
Juvenal Zanré (PSD) – Barreiro das Frutas
Luciano de Oliveira (Republicanos) – Jardim Batel
Luiz Inacio Cipriano Silva (Cidadania) – Vila Cândida
Maria Ines Alves (PSDB) – KM 128
Rivaldo Santos (PSDB) – Jardim Modelo
Valdeci dos Santos Pinheiro (PSL) – Vila Guarujá
Vandira Lino (PROS) – Jardim Flórida