19 mil alunos da rede estadual retornam às aulas na região de Campo Mourão na segunda-feira

Após o recesso escolar do fim de ano, cerca de 19 mil alunos, em 55 escolas, nos 16 municípios da Comcam, abrangentes ao Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão (NRE), retornam às aulas na rede estadual na região de Campo Mourão na segunda-feira (5).

A chefe do NRE, Ivete Keiko Sakuno Carlos, informou que desde dezembro o Núcleo vem preparando, juntamente às equipes pedagógicas dos estabelecimentos de ensino, a retomada das aulas para o ano letivo de 2024.

Entre as iniciativas, destacou, a Semana de Estudo e Planejamento, realizada desde o dia 29 até essa sexta-feira (2). As ações fizeram parte do calendário escolar e ocorreram simultaneamente em todas as 55 escolas estaduais da área do Núcleo. “O objetivo é estabelecer as diretrizes para o semestre correspondente”, explicou a professora Ivete, que acompanha os trabalhos com os professores, pedagogos e colaboradores.

Nas reuniões pedagógicas da Semana de Estudo e Planejamento, são pontuadas diversas diretrizes para a condução do ano letivo, além dos preparativos para a recepção dos estudantes. “Está tudo certo para o retorno na próxima segunda-feira”, afirmou.

A chefe do NRE ressaltou que desde o fim do ano passado o Núcleo vinha junto às instituições de ensino com planejamento e organização do retorno do ano letivo e que, a partir do dia 2 de janeiro o trabalho foi intensificado com a distribuição de aulas. “Praticamente 95% das escolas já estão com seus professores”, frisou, ao lembrar que estará acompanhando o retorno dos alunos na segunda-feira.

Ainda conforme a professora Ivete, todos os estabelecimentos de ensino na região estão preparados para receber os estudantes. Conforme ela, algumas escolas ainda passam por melhorias, mas isso não irá atrapalhar a retomada das aulas. “Lembramos aos pais ou responsáveis que lugar de aluno é na escola e que eles têm que ter compromisso e responsabilidade de mandá-los à escola”, observou.

Em toda a rede estadual do Paraná, mais de 908 mil estudantes retornam às aulas na segunda-feira. Este ano inicia com os novos professores aprovados no concurso público da rede estadual de ensino, em 2023. No começo de janeiro, 1.195 professores e pedagogos tomaram posse e, com a convocação, vão reforçar a educação no Estado a partir do início deste ano letivo.