3ª edição da campanha ‘Lembre de Mim’ marca Setembro Lilás em Campo Mourão

Pelo terceiro ano seguido, o Lar de Idosos São Joaquim e Sant’Anna, de Campo Mourão, realizará a campanha “Lembre de Mim”, em alusão ao Setembro Lilás, mês dedicado à conscientização da doença de Alzheimer e outras demências. Nesta edição, o lançamento será na próxima segunda-feira (15), com a divulgação de uma música com o nome da campanha interpretada em Língua Brasileira de Sinais (Libras) pelos idosos que vivem no lar.

Ao longo do mês, a instituição promoverá diversas atividades voltadas aos 65 abrigados e funcionários, além de iniciativas que envolverão também a comunidade em geral. Os idosos participarão da comemoração dos aniversariantes do mês, como já é de costume, assim como de oficinas de artesanato e de jogos intergeracionais.

Um dos momentos de maior envolvimento do público externo com as ações propostas é uma roda de conversa que será no próximo dia 25, às 9 horas, no próprio Lar. Na ocasião, o médico geriatra Danilo Roratto abordará o tema “Alzheimer: sintomas comportamentais”. A participação é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia e aberta a todos os interessados. Também haverá emissão de certificado aos participantes.

Em outros dias, serão realizadas, ainda, rodas de conversa com colaboradores, familiares e amigos. O encerramento da campanha será marcado pela oficina do movimento, no dia 30 de setembro, às 15 horas.

Campanha

A campanha foi realizada pela primeira vez em 2023. A neuropsicopedagoga e gerontóloga Claudeni Benelli, idealizadora da iniciativa, contou que a escolha do nome da ação foi inspirada em uma música denominada “Lembre de Mim”, do filme “Viva – a vida é uma festa”.

No longa-metragem, a bisavó do personagem principal tem Alzheimer e sofre de perda de memória. “Ele canta a música que o pai dela cantava quando era pequena, e, quando ela escuta a música, começa a cantar também e a lembrar da infância”, resumiu.

A expectativa para este ano é contar com a participação de diversas pessoas, com o objetivo de levar a informação e a conscientização sobre essas doenças. Além disso, o momento pretende ser enriquecedor e esclarecedor, estreitando vínculos. “E a informação é sempre muito bem-vinda”, sinalizou a especialista.

Setembro Lilás

O mês de setembro é destinado à conscientização sobre a doença de Alzheimer, bem como outros tipos de demência. O Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer, instituído pela Lei nº 11.736/2008, é comemorado anualmente no dia 21 deste mês.

Conforme o Portal Agência Senado, essa doença é um dos tipos mais comuns de demência no mundo. Com base na Organização Mundial de Saúde (OMS), há mais de 50 milhões de pessoas no mundo convivendo com demência, e as estimativas são de que, em 2050, haja 150 milhões de pessoas com a doença.

Ainda conforme o portal, uma pesquisa realizada em 2023 levantou que, somente no Brasil, cerca de 1,76 milhão da população acima de 60 anos têm alguma demência.

Diante das projeções de aumento da doença, inclusive no Brasil, no ano passado, foi sancionada no país a Lei 14.878/2024, que aprovou a Política Nacional de Cuidado Integral às Pessoas com Doença de Alzheimer e Outras Demências. A iniciativa tem a intenção de traçar um plano de ação conjunta envolvendo poder público, sociedade civil, prestadores de serviço e comunidade acadêmica.