6 diretores escolares do NRE de Campo Mourão são classificados para intercâmbio no Chile

Seis gestores escolares da área de abrangência do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Campo Mourão foram classificados para a segunda edição do programa Ganhando o Mundo Diretor, promovido pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed). O edital com o resultado foi publicado nesta semana e contempla a participação dos selecionados em uma formação pedagógica no Chile, com foco em práticas de gestão e liderança escolar.

Os diretores da região de Campo Mourão classificados para esta edição são: Any Franciely de Sousa Ferreira (Colégio Cívico-Militar Olavo Bilac, de Peabiru); Cleonice Aparecida de Lima (Colégio Estadual Campina da Lagoa, de Campina da Lagoa); Cléria Cristina Neves de Oliveira (Colégio Estadual Machado de Assis, de Barbosa Ferraz); Consuelo Luiza Lucas (Colégio Cívico-Militar Marechal Rondon, de Campo Mourão); Edvaldo Lucas de Figueiredo (Colégio Estadual Aníbal Khury, de Iretama); Renato Corrêa (Colégio Cívico-Militar Prof. Darcy José Costa, de Campo Mourão).

Entre os atuais selecionados, o sentimento predominante é de entusiasmo, gratidão e comprometimento com a melhoria da educação pública, conforme expressaram à Tribuna. A professora Cleonice, por exemplo, descreveu sua classificação como motivo de grande felicidade. “Acredito que essa será uma oportunidade valiosa de aprendizagem, crescimento profissional e troca de experiências enriquecedoras”, afirmou, ressaltando a importância de iniciativas que ampliem a formação internacional também para os educadores e definindo o programa como uma ação “transformadora”.

O diretor Renato também destacou o impacto profissional que a experiência pode gerar. Para ele, vivenciar a realidade escolar de outro país, conhecendo seus desafios e superações, será essencial para o seu desenvolvimento como gestor. “Será um momento de muito aprendizado e aperfeiçoamento profissional. Me fará um gestor melhor”, disse.

📲 Participe dos grupos de WhatsApp da Tribuna!

Temos grupos dos bairros, para pets, mamães, de fofocas, compras e vendas, figurinhas e mais. É gratuito!

👉 Ver todos os grupos

Com mais de duas décadas dedicadas à gestão escolar, Any Franciely celebrará no Chile sua primeira experiência internacional na carreira. Ela pretende aproveitar ao máximo a vivência, especialmente diante do reconhecimento do país como destaque na América Latina no desempenho do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). “Nesse intercâmbio no Chile, vou me dedicar e estudar muito para trazer o melhor para minha escola no que diz respeito às metodologias educacionais aplicadas por lá”, pontuou.

A expectativa por inovação e aprimoramento das práticas educacionais também foi compartilhada por Cléria, que vê no contato com outro sistema de ensino uma oportunidade de enriquecer as estratégias aplicadas no cotidiano escolar. Na mesma linha, a gestora Consuelo destacou o potencial do programa em proporcionar um aprendizado prático sobre a liderança pedagógica exercida nas escolas chilenas, consideradas referência internacional. Para ela, participar do intercâmbio é uma honra, especialmente por permitir o contato direto com “boas práticas no cenário nacional e internacional, relacionadas à liderança pedagógica na gestão escolar”.

Além dos aspectos profissionais, o impacto pessoal da experiência também foi mencionado. O diretor Edvaldo ressaltou que o intercâmbio representa uma oportunidade de crescimento integral. “Minha expectativa é de muito aprendizado e buscar melhorar como gestor e como pessoa”, disse, agradecendo a Deus, à família e à equipe escolar pelo incentivo durante o processo seletivo.

Categoria diretor

Essa categoria do programa – que também tem outras modalidades, como para estudantes e para professores – visa proporcionar aos gestores escolares uma imersão em experiências educacionais internacionais bem-sucedidas, com o objetivo de fortalecer a liderança pedagógica nas instituições públicas paranaenses. A proposta inclui módulos formativos sobre gestão, inovação, avaliação docente e desenvolvimento profissional, além de um projeto integrador baseado nas práticas observadas.

No total, 200 diretores escolares do Paraná participarão da formação, divididos em dois grupos: um em setembro e outro em novembro de 2025, que permanecerão no país estrangeiro por duas semanas cada grupo. A expectativa é que a experiência resulte em práticas pedagógicas mais inovadoras e eficazes nas escolas públicas do estado.

Conforme a técnica pedagógica responsável pela modalidade no NRE de Campo Mourão, Andrea Avelar, a escolha do destino para o intercâmbio se justifica pelo destaque do país na formação continuada de diretores escolares e pelos avanços na gestão educacional, conforme apontado por estudos e especialistas da área. A iniciativa busca fomentar mudanças positivas não apenas nas escolas dos participantes, mas em toda a rede estadual, por meio da disseminação dos conhecimentos adquiridos.

Ela também destacou que o programa representa um importante incentivo à qualificação da gestão escolar. Na primeira edição da categoria, realizada no ano passado, dois representantes do NRE participaram: Marcianita Siqueira Bine, então coordenadora pedagógica do Núcleo, e Joed Ryal, diretor do Colégio Estadual 29 de Novembro, de Araruna.

Comcam

Além dos representantes do NRE de Campo Mourão na edição do programa deste ano, outras três gestoras da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam) foram classificadas pelo NRE de Goioerê: Elizabete Murante (Colégio Estadual Antonio Lacerda Braga, de Goioerê), Eliane dos Santos Macedo Oliveira (Colégio Estadual Rancho Alegre, de Rancho Alegre D’Oeste) e Ângela Antonia Contipelli (Colégio Estadual Vicente Leporace, de Boa Esperança).

Serviço

Para conferir a lista com a convocação dos gestores em todo o estado e demais informações sobre o programa, acesse o site oficial do Ganhando o Mundo: https://www.ganhandoomundo.pr.gov.br/diretor/2edicao_chile.