‘Agosto Dourado’ é marcado por recorde de doações de leite humano na Santa Casa
No Mês do Aleitamento Materno, conhecido como “Agosto Dourado”, o Banco de Leite Humano do Hospital Santa Casa de Campo Mourão bateu recorde na captação e no processamento de leite humano. Foram 114,4 litros de leite coletados e 11 processos de pasteurização realizados.
Para se ter ideia do salto nos procedimentos, conforme a nutricionista responsável técnica pela pasteurização do leite humano, Aline Ventura Bertolini, a média mensal de coleta é de 68 litros, enquanto são realizadas, mensalmente, cerca de seis pasteurizações.
Durante o mês de agosto, a unidade promoveu ações para incentivar e apoiar a amamentação e, consequentemente, a doação de leite materno. Isso porque o mês é destinado à intensificação das ações intersetoriais e conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno, com base na Lei nº 13.435, de 12 de abril de 2017.
A equipe do banco de leite celebrou o quantitativo elevado no último mês. “Os números reforçam a importância da solidariedade materna e do trabalho em equipe na promoção da saúde neonatal”, expressou a nutricionista.
Além disso, os profissionais da unidade destacaram que cada gota arrecadada faz a diferença na vida de recém-nascidos prematuros e em situações críticas, garantindo nutrição segura e essencial para o desenvolvimento saudável desses bebês.
“Em nome da instituição, fica o agradecimento especial a todas as mães doadoras e aos municípios parceiros, que com generosidade e apoio tornam possível essa causa nobre”, disse, agradecida, Aline.

Dados
Em maio deste ano, o Banco de Leite do Hospital Santa Casa de Campo Mourão completou sete anos. Durante esse tempo, já foram pasteurizados mais de 4 mil litros de leite. O número de atendimentos já superou 10 mil, com cerca de 4,4 mil doadoras e 2,5 mil bebês que receberam o alimento essencial nos primeiros meses de vida.
Para realizar a extração do leite, é possível a mãe doadora realizar diretamente na unidade da Santa Casa ou na própria residência dela. Após receber um kit, com frascos adequados e etiquetas de identificação, e as orientações necessárias de profissionais especializados, a mulher precisará apenas ordenhar o leite.
As coletas domiciliares são feitas pela equipe do hospital. “A mãe vai extraindo o leite e armazenando no vidro, e uma vez por semana nós passamos coletando, independente da quantidade que tenha”, explicou Aline, ao ressaltar a importância de ser feita a devolução dos frascos quando a mãe deixa de ser doadora para serem reaproveitados.
Agradecida, a nutricionista destacou o quanto é gratificante ver o leite recebido no banco. “Nós gostaríamos de agradecer todas as nossas doadoras, que ajudam nessa causa, os nossos municípios parceiros também que contribuem fazendo busca ativa de doadoras e conseguem coletar leite para nós também”, expressou.
Beneficiados
Todo leite que o banco recebe passa pelo processo de pasteurização e controle de qualidade e é fornecido para os bebês da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo) e Unidade de Cuidados Intensivos (UCI). “A doação é muito importante, porque ajuda a salvar vidas de bebês que estão indefesos dentro da UTI Neonatal”, disse.
A profissional comentou que as mães dessas crianças também são acolhidas, estimuladas e orientadas, para que elas estejam com a produção adequada quando o bebê receber alta.
“Até que isso aconteça, que essa mãe venha ao banco, o bebezinho dela já pode estar com a dieta liberada pelo médico, e aí nós precisamos de leite humano pasteurizado para essa criança”, explicou, ao exemplificar que geralmente os bebês iniciam as dietas com pequenas quantidades, por exemplo, de dois a cinco mililitros de leite a cada três horas.
“São volumes pequenos, por isso, cada gota importa”, enfatizou. Assim, o banco não atua apenas no recebimento de doações, mas também auxilia as mães que estão com dificuldades de amamentar e precisam de orientação.
Serviço
O Banco de Leite de Campo Mourão funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Mais informações pelo telefone (44) 98848-5765 ou (44) 3510-2100 (ramal 2270). O Instagram oficial é @bancodeleite.cm.
O setor também recebe frascos de vidro com tampa plástica (tipo café solúvel). Quem tiver e puder doar, basta entrar em contato, que profissionais vão até a residência buscar os itens.

