Após mais de 1 ano, 5 mil alunos retornam às aulas presenciais na rede estadual nesta quarta

Após um ano e quatro meses apenas com aulas remotas, em decorrência da pandemia da Covid-19, as aulas presenciais na rede estadual de ensino iniciam nesta quarta-feira (21), nos 16 municípios de abrangência do Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão (NRE). De um total de 21 mil estudantes, a chefe do NRE, Ivete Sakuno, estima que pelo menos 5 mil retornem às salas de aula.

As escolas prosseguirão com o modelo híbrido, mesclando aulas presenciais e remotas. O aumento do número de estudantes no modelo presencial será de forma gradativa, conforme o andamento da vacinação da população e redução dos casos de coronavírus. Para o retorno às aulas, os professores fizeram Estudo e Planejamento nesta segunda e terça-feira, dias 19 e 20.

A chefe do NRE, disse que o retorno será bastante seguro, seguindo um rígido protocolo de biossegurança. Entre as medidas estão o distanciamento de 1,5 metro entre os estudantes, disponibilização de álcool em gel, além de reforço na obrigatoriedade do uso de máscara. Também será aferida a temperatura de alunos e funcionários na entrada dos colégios. O distanciamento, uso de máscara e aferição de temperatura também serão implementados dentro do transporte escolar.

Ivete lembrou que os alunos que estão retornando ao modelo presencial, são mediante autorização dos pais. “Toda comunidade escolar, inclusive os pais foi ouvida. O pai que não sentir segurança, seu filho continuará com o ensino remoto”, lembrou. Ela comentou que o retorno às aulas está sendo possível com o avanço da vacinação, cujos todos professores estão imunizados com a primeira dose, e com a redução de casos de coronavírus.

“Este retorno presencial é uma vitória para educação, aos nossos alunos, pais e responsáveis e a nós educadores. Os nossos alunos merecem essa preocupação”, destacou Ivete. Segundo ela, outra preocupação é com a evasão escolar, causada pela paralisação na educação presencial há mais de um ano. “Vamos ter que fazer todo um trabalho de busca por estes alunos para que retornem às aulas. Eles são os mais prejudicados”, frisou, Ivete. Ela acompanhará o retorno das aulas visitando colégios de Campo Mourão e também da região.

Ivete ressaltou ainda que o retorno às aulas está sendo feito da forma mais democrática possível, em que, pais, professores, e próprios prefeitos da região foram ouvidos. Inclusive, alguns gestores municipais que eram contra, retiraram de seus decretos municipais a proibição do funcionamento dos colégios estaduais, após tomarem conhecimento das medidas de seguranças implementadas pelo Estado. “Tudo foi feito em consenso. Agradecemos os prefeitos por terem nos dado este voto de confiança liberando os colégios estaduais”, destacou Ivete.

Em recente reunião com os prefeitos dos 25 municípios da Comcam, o secretário estadual da Educação, Renato Feder, assumiu a responsabilidade do retorno às aulas no modelo presencial, ao destacar o protocolo de biossegurança implantado nas instituições de ensino. Ele disse esperar que todas as escolas estaduais estejam em funcionamento até agosto deste ano.