Após pico de casos, Campo Mourão volta registrar queda nos números da Covid-19

Após recorde atrás de recorde de pessoas infectadas diariamente com a Covid-19, Campo Mourão, finalmente começou a registrar queda nos números.

O mês de janeiro e as duas primeiras semanas de fevereiro foram de sufoco. Com um ‘boom’ de confirmações e aumento expressivo de ocupação de leitos e lotação de unidades de saúde e hospitais por moradores em busca de consultas com suspeita da doença.

De acordo com o boletim coronavírus divulgado na noite dessa terça-feira (15), o município teve 174 moradores positivos para Covid-19. O número de recuperados, que quase sempre vinha sendo maior que positivados, desta vez superou de longe as confirmações. Foram 240 pacientes curados.

A cidade teve momentos, neste ano, de ter até 400 casos positivos em um único dia. Isso aconteceu no dia 8 deste mês. De tão grave, a situação levou o prefeito da cidade, Tauillo Tezelli, a pedir ajuda da população para evitar a disseminação do vírus. O pedido foi feito no último dia de janeiro.

“Há uma disseminação comunitária do vírus e por isso pedimos que as pessoas continuem adotando os protocolos sanitários, como uso de máscara, álcool em gel e o distanciamento na medida do possível”, pediu na ocasião. “Estamos pedindo a colaboração voluntária para que não seja necessário voltarmos a adotar medidas restritivas. Acreditamos que se houver colaboração em breve sairemos dessa”, acrescentou.

Casos ativos e ocupação de leitos

Os casos ativos, que beiravam os 3 mil até semana passada, até essa terça estavam em 2.494, conforme o boletim. Ainda continuam altos, mas também tiveram queda considerável.

Por outro lado, a ocupação de leitos na ala covid, ainda continua alta, principalmente na enfermaria, que está operando além de sua capacidade, com uma taxa de ocupação de 137%. Lá, há 12 pacientes internados, 6 homens e 6 mulheres, moradores de Campo Mourão (7); Janiópolis (1); Pérola (1); Cruzeiro do Oeste (1); Iretama (1) e Planaltina do Paraná (1).

Já a UTI Covid (SUS) está com 50% de taxa de ocupação. São cinco internados, sendo 4 homens e uma mulher. Quatro são moradores de Campo Mourão e um de Corumbataí do Sul. Na UTI Convênio há uma pessoa também de Campo Mourão internada. O município perdeu 362 vidas para a Covid-19. Desde o início da pandemia acumula 25.134 casos, dos quais 22.278 pacientes encontram-se curados.

Região

Em toda a Comcam já são mais de 77 mil casos de coronavírus, com 1.123. Os óbitos por municípios são: Campo Mourão (362); Ubiratã (95); Goioerê (83); Campina da Lagoa (65); Terra Boa (56); Barbosa Ferraz (48); Moreira Sales (45); Peabiru (43); Araruna (39); Juranda (34); Mamborê (33); Engenheiro Beltrão (29); Roncador (23); Janiópolis (23); Iretama (22); Nova Cantu (21); Boa Esperança (20); Luiziana (15); Altamira do Paraná (13); Fênix (12); Quinta do Sol (10); Rancho Alegre D’Oeste (9); Farol (9); Corumbataí do Sul (8) e Quarto Centenário (6).