Área com milho 1ª safra sofre redução na região da Comcam

O milho de 1ª safra (2025/2026) perdeu espaço para a soja neste ano na região de Campo Mourão, caindo de 13.810 hectares na safra passada para 10 mil hectares na temporada atual. Os dados são do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab), núcleo de Campo Mourão.

A produção inicial estimada para a safra em curso é de 100 mil toneladas, uma produtividade média de 9 mil a 11 mil quilos por hectare, caso as condições climáticas sejam favoráveis. Conforme o relatório divulgado nesta semana, na terça-feira (2), o plantio segue lento na região de Campo Mourão devido à falta de chuvas. Até a divulgação do boletim, apenas 1% da área prevista havia sido semeada.

A Divisão de Conjuntura Agropecuária do Deral divulgou também nesta quinta-feira (5) o boletim conjuntural com informações sobre as safras em curso. Em relação ao milho de primeira safra, conforme apontou no boletim o analista Edmar Wardensk Gervasio, o plantio avançou. Até esta semana, já foram plantados aproximadamente 29 mil hectares, ou seja, 9% dos 314 mil previstos para esta safra.

“A região onde o plantio se concentrou foi o núcleo de Ponta Grossa, que totalizou pouco mais de 21 mil hectares plantados até o momento”, informou Gervásio, ao destacar que o núcleo de Ponta Grossa é o principal produtor de milho nesta primeira safra, com participação de quase 23% do total de área a ser semeada na safra. A segunda região com maior área a ser semeada é Guarapuava, onde foram estimados 47,6 mil hectares ou 15% do total estadual.

O Deral estima para esta safra uma produção estadual de 3.224.605 toneladas de milho, uma média de 9.830 a 10.645 quilos por hectare.

Cotação

O preço médio da saca de 60 quilos de milho está em média a R$ 51,00 na praça de Campo Mourão, conforme o Sistema de Informação do Mercado Agrícola (SIMA), do Deral. Em relação ao mesmo período do ano passado, o produto apresenta uma pequena valorização, já que a saca era vendida a R$ 50,00 no mercado.