Artigos natalinos nas vitrines do comércio aquecem vendas para o Natal em Campo Mourão
Com a chegada do mês de outubro, as vitrines do comércio de Campo Mourão começam a ganhar cada vez mais espaço para artigos natalinos. Isso é visto sobretudo em estabelecimentos especializados na venda desses produtos. Alguns deles, inclusive, já anteciparam a exposição de enfeites, como árvores e luzes de Natal, ainda em agosto.
Embora para muitas pessoas a presença dessas decorações com meses de antecedência cause estranhamento, a estratégia tem explicação: os lojistas estão buscando apresentar os produtos aos consumidores o quanto antes, para garantirem as novidades e os melhores preços. Consequentemente, as vitrines, além de divulgar os itens à venda, também decoram os ambientes comerciais e, inevitavelmente, ajudam a cidade a ir entrando no clima de Natal.
Um desses comércios que vem apostando na antecipação da divulgação dos produtos natalinos em Campo Mourão é a Estação da Luz, empresa tradicional no município no ramo de iluminação e produtos elétricos. De acordo com a proprietária, Edina Susana Smak de Melo, mais conhecida na cidade apenas como Susana da Estação da Luz, a prática é adotada em sua loja há cerca de dois anos. Neste ano, a exposição interna dos produtos natalinos começou a ser feita no início de setembro.
Conforme comentou a empresária, normalmente a partir de novembro, o cenário se inverte, pois os demais comércios e as residências pela cidade são enfeitadas, enquanto a vitrine da loja vai ficando com poucas opções disponíveis, devido às vendas. “Aí inverte o brilho”, brincou.
Além de toda a estrutura na parte interna da loja, neste mês de outubro, também será montada a decoração externa, deixando o estabelecimento ainda mais atrativo com a iluminação, que é o forte da Estação da Luz. “Porque Natal sem luz, não existe, né?”, afirmou Susana.
De acordo com representantes de lojas de produtos natalinos em Campo Mourão, a expectativa é de que as vendas deste ano cresçam entre 20% e 30% em relação ao ano anterior. Juliano Verdi, gerente de um estabelecimento de artigos para festa, decoração e embalagens na cidade, por exemplo, acredita que em breve os estoques começarão a baixar. “O ano passado já foi muito bom, a gente vendeu quase todo o nosso estoque, agora neste ano para a gente a expectativa é grande também”, falou.
Segundo ele, após o período de pandemia de covid-19, sobretudo entre 2020 e 2023, as pessoas passaram a valorizar mais as festas de fim de ano, em especial, pela reaproximação que essa época proporciona às famílias e amigos. Com a alta procura dos produtos natalinos dos anos passados, o comércio precisa se preparar. Juliano disse que, novamente, há opções diversificadas e para todos os bolsos e gostos.
Porém alertou os consumidores a não deixarem para última hora, pois as novidades saem rápido. “Tem bastante cliente comprando, já preocupado com a decoração”, informou o gerente. Ele lembrou, ainda, que a exposição dos itens, no caso das lojas de decoração como a que ele gerencia, também precisa conciliar espaço com a divulgação dos produtos de outras datas importantes para o comércio ainda em outubro, como o Dia das Crianças (12) e o Halloween (31).
Em Campo Mourão, o comércio em geral costuma iniciar as decorações natalinas nas vitrines por volta de novembro. De acordo com a assessoria de imprensa da Associação Comercial de Campo Mourão (Acicam), ainda nesta semana, uma reunião com a Acicam Mulher deverá ser realizada para discutir orientações sobre a instalação das decorações de Natal nos estabelecimentos comerciais.
Ambientação na cidade
Além do comércio, a cidade também se prepara para o Natal com decorações em praças e parques, que seguem um cronograma definido pela administração local. De acordo com a equipe da Associação Sou Arte (ASA), responsável pelo projeto Atividades Culturais Campo Mourão Cidade Natal, diversos parques da cidade receberão decoração. O primeiro espaço previsto para iniciar a instalação é o Parque das Torres, no Jardim Cidade Nova, a partir do dia 15 deste mês.
Já a Praça Central deverá ser decorada a partir do final deste mês. As praças Alvorada, no Jardim Lar Paraná, e do Japão, no Jardim Tropical, estão previstas para entrar em clima natalino no início de novembro, com a decoração prevista para ser concluída até o dia 17 do mesmo mês. As ambientações permanecerão nesses locais até o início de janeiro de 2026, finalizando pela Praça Central no dia 13.


