Árvore cai sobre carro de professora de Campo Mourão; ninguém se feriu

Uma árvore de grande porte caiu sobre um veículo Fiat Palio por volta das 11h30 desta quarta-feira (10), na Rua Hilda Munin Brzezinski, no Jardim Alvorada, ao lado da Escola Municipal Manoel Bandeira, em Campo Mourão. O veículo, pertencente a uma professora da rede municipal de ensino, ficou completamente destruído após ser atingido pela árvore, que foi arrancada pela raiz.

Segundo o boletim atualizado do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), às 11h30, Campo Mourão registrou rajadas de vento de 53,3 quilômetros por hora.

Equipes da Defesa Civil foram acionadas e compareceram ao local para avaliar a situação e iniciar a remoção da árvore. O incidente aconteceu próximo ao horário de saída dos alunos da escola. Alguns estudantes passaram pela região pouco antes da queda e, por pouco, não ocorreu uma tragédia. Um outro veículo que trafegava pelo local quase foi atingido.

A árvore foi arrancada pela raiz; as causas do incidente serão investigadas pelas autoridades competentes

Poucos minutos depois, na saída da unidade escolar, alunos ficaram impressionados com a situação. Por segurança, eles foram orientados a desviar os trajetos para suas casas. Equipes da Copel também estiveram no local para avaliar possíveis danos. Apesar de galhos terem ficado emaranhados em fiações, a empresa informou que não havia cabos de energia elétrica na área atingida, apenas fios de telefonia.

O tenente-coronel Willian Dieimes Silveira, diretor da Defesa Civil de Campo Mourão, confirmou à equipe de reportagem da TRIBUNA que a árvore caiu sobre o carro da funcionária pública municipal. No local, a proprietária do automóvel comentou que mora perto da escola e, por isso, raramente usava o carro para se deslocar ao trabalho. Justamente hoje, no entanto, estacionou o veículo próximo à árvore, que acabou sendo destruído.

O coronel atualizou os próximos passos adotados diante do fato. “Agora, nós estamos fazendo os registros cabíveis junto à Polícia Civil e, na sequência, a retirada do veículo e da árvore caída”, informou, ao comentar que será realizada uma investigação para apurar as causas do incidente, que, segundo indicativos, está relacionada às rajadas de vento acima do normal registradas no município na manhã desta quarta-feira.

Embora não houvesse cabos de energia elétrica no ponto da queda, o tenente responsável alertou a população. “Em situações como essa, não deve se aproximar, pois, caso haja fiação elétrica, há o risco de a pessoa se acidentar com a corrente elétrica”, disse.

Equipe da Defesa Civil compareceu ao local para avaliar a situação e iniciar os trabalhos de remoção da árvore e do veículo

O diretor da Defesa Civil também comentou sobre a reestruturação do órgão promovida pelo prefeito Douglas Fabrício, destacando um projeto de mapeamento de árvores para identificar aquelas com risco de queda. “É um passo a passo. A estrutura da Defesa Civil era um pouco precária, e agora estão havendo investimentos por parte do nosso prefeito municipal com o escopo de justamente fazer um trabalho preventivo para evitar esse tipo de situação”, falou.

No primeiro dia de novembro, quando um forte temporal atingiu Campo Mourão, outra árvore caiu a pouco mais de 100 metros de distância de onde essa nova queda foi registrada. O coronel acrescentou que o ciclone extratropical que se formou no Sul do país no início desta semana já se afasta em direção ao oceano, e há tendência de que as rajadas de vento acima do normal diminuam na região.