Atletas de Campo Mourão celebram etapa mundial de Beach Tennis inédita na cidade
Embora seja a primeira vez que Campo Mourão vai receber uma etapa do Circuito Mundial de Beach Tennis, marcada para novembro deste ano, a cidade já se destaca por revelar atletas que competem em torneios internacionais há alguns anos. Professores da modalidade, Tainara Bandeira, Henrique Couto Leuterio e Sergio Alvarez Carrero, por exemplo, têm representado o município em diferentes etapas do circuito mundial.
Tainara, de 35 anos, começou a praticar Beach Tennis em 2021 e, desde 2023, também atua como professora. Ela já disputou seis etapas do mundial, incluindo cidades como Londrina, Maringá, Arapongas, Toledo e Cabo de Santo Agostinho (PE).
Após percorrer por algumas competições em diferentes cidades, ela está animada para jogar “em casa”. “Vai ser muito especial jogar em casa. Contar com a torcida da família, amigas e alunas vai me trazer uma energia extra”, expressou. Amante da modalidade, ela também deseja que cada vez mais pessoas conheçam e pratiquem o esporte.
“Espero também que essa etapa inspire outras pessoas a se aproximarem do esporte e sentirem toda a paixão que o beach tennis transmite”, afirmou, ao comentar que, para participar dos campeonatos mundiais, basta se cadastrar no site oficial e tentar uma vaga. Atualmente, Tainara ocupa a 883ª posição no ranking mundial e a 398ª no Brasil.
Já Henrique, de 27 anos, professor desde 2021, começou a disputar a categoria profissional em 2025. Apesar do pouco tempo, ele já competiu em Foz do Iguaçu, Maringá, Arapongas e Toledo. “Vai ser muito especial competir na cidade onde dou aulas, com apoio da família, amigos e alunos. Tenho certeza de que essa energia da torcida vai fazer desse torneio um dos mais importantes da minha trajetória”, disse ele, que está no 2.069º lugar do ranking mundial.
Por sua vez, Sergio Alvarez, de 34 anos, venezuelano residente no Brasil desde 2020, tem 17 anos de experiência em tênis e seis em Beach Tennis. Professor e atleta, ele também se destaca por atuar na arbitragem do Beach Tennis Tour (ITF), sendo o único de Campo Mourão com essa função em grandes torneios. “A energia que vai ter na Youbeach vai ser um grande aliado para nossa performance em quadra”, afirmou, atualmente 2.539º no ranking mundial.
Segundo o diretor de Beach Tennis da Federação Paranaense de Tênis (FPT), Rubinho Storto, o evento será um marco para o desenvolvimento da modalidade no Paraná.
Circuito mundial em Campo Mourão
Entre os dias 24 e 30 de novembro, Campo Mourão será palco, pela primeira vez, de uma etapa do Circuito Mundial de Beach Tennis. O torneio, organizado pela Federação Paranaense de Tênis (FPT) com apoio da prefeitura, acontecerá na Arena Youbeach e integra o calendário oficial da Federação Internacional de Tênis (ITF), na categoria BT100.
Além de pontos no ranking internacional, a competição distribuirá uma premiação de 10 mil dólares. A expectativa é reunir cerca de 450 atletas, vindos de aproximadamente 15 países.
Segundo a diretora-presidente da Fundação de Esportes de Campo Mourão (Fecam), Karla Tureck, trazer uma etapa do mundial para a cidade representa o reconhecimento da estrutura local para grandes eventos esportivos, com impacto no turismo e na economia.
📲 Participe dos grupos de WhatsApp da Tribuna!
Temos grupos dos bairros, para pets, mamães, de fofocas, compras e vendas, figurinhas e mais. É gratuito!
Campeonato Paranaense
No mesmo período, a cidade também receberá o Campeonato Paranaense de Beach Tennis, que deve contar com a participação de mais de 600 atletas amadores e semiprofissionais. A disputa permitirá ao público vivenciar a atmosfera de um torneio oficial reconhecido pela FPT, Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e ITF.
Serviço
Para mais informações sobre os campeonatos, os interessados podem entrar em contato com a Fecam, pelo telefone: (44) 3192-0285. A sede fica na Rua Robson Daciuk Paitach, nº 179, Jardim Aeroporto, com atendimento das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

