Bispo orienta sobre celebrações da Semana Santa no ambiente doméstico

Assim como já ocorreu na Semana Santa do ano passado por conta das restrições da pandemia de Coronavírus, este ano também a ocupação das igrejas não pode ultrapassar 30 por cento dos lugares. Por isso, o bispo Dom Bruno Versari orienta os católicos sobre como celebrar conforme as normas da igreja, mesmo sem sair de casa. A Semana Santa é iniciada neste Domingo de Ramos (28) e termina com a missa da Páscoa.

“Vivemos um momento nada confortável e as igrejas vão fazer as celebrações com número bem reduzido de pessoas. Por isso repassamos algumas orientações de modo que se possa participar como se estivesse dentro da igreja. Precisamos manter acesa a fé no Nosso Senhor Jesus”, disse Dom Bruno, em vídeo postado na página da diocese.  

No Domingo de Ramos (28) a orientação é colocar um ramo e um crucifixo sobre a mesa ou altar para ser abençoado pelo sacerdote durante a missa online. Na Quinta-Feira, quando a igreja celebra a Ceia do Senhor e o Lava Pés, o bispo pede que seja preparado um altar com um crucifixo, uma bacia com água e toalha para fazer o ato do lava pés com a família, enquanto a cerimônia transcorre na igreja.

Na Sexta-feira Santa (feriado nacional), quando a igreja revive a Paixão e Morte de Cristo, a orientação é colocar um crucifixo junto com uma vela acesa para fazer a adoração da cruz enquanto acompanha a celebração on-line. No Sábado, para celebrar a vigília pascal, Dom Bruno também recomenda uma vela acesa e um recipiente com água para ser abençoada durante a celebração. “Essa água pode ser aspergida pela casa, sobre as pessoas e depois pode beber”, orienta o bispo.

Dom Bruno reforça que desde o início da pandemia a igreja católica sempre contribuiu na defesa da vida. “Nesse momento é necessário diminuir o número de participantes na igreja, mas não precisa diminuir a igreja doméstica, que são os lares das famílias”, enfatiza. Segundo ele, para bem celebrar a pessoa deve, inclusive, vestir-se como se estivesse dentro da igreja, arrumar o lugar e desligar outros meios que tirem a atenção.