Bispo voltou de Roma encantado com a atenção do Papa Francisco

“Ele desarmou todo o protocolo e nos dispensou uma atenção individualizada, que a gente jamais imaginava por se tratar de um homem com tantos compromissos. Foi extraordinário estar lá”. Esse foi o relato do bispo diocesano Dom Bruno Versari sobre o encontro dos bispos da Regional Sul 2 da CNBB com o Papa Francisco, na semana passada em Roma.

O encontro com o Pontífice, segundo ele, estava marcado para as 10 horas, mas uma hora antes foram avisados que ele já estava esperando. “Nos recebeu na porta e cumprimentou um por um. Disse a ele que sou o 5º bispo da diocese de Campo Mourão, que o nosso povo ama ele e entreguei o convite para o aniversário de 60 anos da diocese este ano”, contou dom Bruno.

Segundo o bispo, o próprio Papa mostrou onde estava a água e onde fica o banheiro.  “Ele disse: somos todos irmãos, podem ficar a vontade para falar, perguntar e também para criticar. Sentamos ao redor dele e todos falamos. Uma paciência incomparável para um homem com tantos compromissos”, analisou Dom Bruno.

Apesar da agenda estar programada para que o encontro durasse uma hora, segundo o bispo durou mais de três. “Ninguém viu a hora passar, tamanha a concentração. É uma emoção muito grande estar ali, só passando por ela para saber. O cerimoniário teve que interromper para avisar que era hora do almoço”, relata. 

Ao final, o Papa ainda quis saber como os bispos estavam descansando. 
“Ele disse que sabe que temos muitos compromissos nas dioceses e perguntou se estamos descansando, se estamos cuidando da saúde. Foi uma experiência extraordinária”, complementa.

Dom Bruno Elizeu, pela primeira vez, uma comitiva de 22 bispos da Regional Sul 2 da CNBB na tradicional Visita Ad Limina Apostolorum ao Papa Francisco. Trata-se de uma atividade, prevista pelo Código de Direito Canônico, que os bispos, organizados por regionais ou países, realizam geralmente a cada cinco anos.

Em latim, Ad Limina Apostolorum significa “no limiar dos apóstolos”. Segundo ele, os 10 dias de visita ao Vaticano foram precedidos de um longo período de preparação, que incluiu a elaboração e envio de um relatório. A programação teve três momentos fundamentais: a peregrinação ao túmulo dos Apóstolos Pedro e Paulo; o encontro com o Papa e os contatos com os Dicastérios da Cúria Romana.