Bombeiros capturam cobra coral dentro de casa em Campo Mourão

Uma moradora do Jardim Albuquerque, em Campo Mourão, acionou o Corpo de Bombeiros no início da noite desta sexta-feira (8), para capturar uma cobra que estava dentro da casa dela. Os bombeiros constataram que a cobra era da espécie coral verdadeira, muito venenosa. Com o uso de equipamentos adequados e técnicas o animal foi capturado e solto em seu habitat natural.

Segundo a médica veterinária Emilaine Bonete, a coral é uma cobra muito venenosa, mas os acidentes com ela são raros, especialmente na região sul do país. “Ela não é rara, mas é medrosa. Só ataca se sentir ameaçada”, explica a veterinária, ao acrescentar que ela é mais comum próximo de local com água, pois se alimenta também de pequenos peixes. 

Como é difícil identificar a coral falsa da verdadeira, a orientação é tratar todas como verdadeira. “Existem 35 tipos de coral verdadeira e cerca de 60 tipos de coral falsa. Pela coloração é impossível identificar, só mesmo pela dentição. Ambas têm presas inoculadoras de veneno, mas só a verdadeira possui a peçonha”, explica a veterinária.

O veneno causa sérios danos ao sistema nervoso e coração. Após a picada, geralmente, a pessoa apresenta dificuldades para abrir os olhos e a visão apresenta-se dupla, além de ocorrer sufocação. Ao deparar-se com animais silvestres em ambientes urbanos, a orientação é acionar o Corpo de Bombeiros ou a Polícia Ambiental.