‘Caminhando com Maria’ terá percurso noturno de 23,3 quilômetros

O tradicional evento religioso “Caminhando com Maria” já tem programação definida em Campo Mourão. Será realizado na noite de 11 para 12 de outubro. Neste ano, pela primeira vez, o evento que entra para sua 11ª edição será no período noturno. O percurso de 23,3 quilômetros passará por 12 paróquias. Em 2024 o evento chegou a ser marcado, mas foi cancelado devido às chuvas.

O “Caminhando com Maria” é um dos maiores eventos religiosos da Comcam. Faz parte da programação da Festa de Nossa Senhora Aparecida – Santuário da Vila Urupês, comemorada no dia 12 de outubro. O movimento reúne centenas de fiéis na procissão percorrendo paróquias do município.

De acordo com a programação divulgada, a procissão terá início às 21 horas do dia 11 de outubro (sábado), saindo da paróquia Sagrada Família, devendo chegar às 6 horas do dia 12 (domingo), no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, onde os fiéis participarão das comemorações à Padroeira.

A caminhada é coordenada pelo religioso Antonio Aguilar. Ele comenta que os romeiros não precisam fazer todo o trajeto, já que cada um tem sua limitação. De acordo com ele, haverá uma pausa para lanche da 0h35 à 1h40. Durante o trajeto, os peregrinos fazem uma pausa de 5 a 10 minutos em cada paróquia para um momento de reflexão.

Hoje, aos 79 anos, Aguilar é um exemplo e inspiração aos demais participantes do movimento. Todos os anos ele faz questão de percorrer todo o trajeto. Em 2023, quando a caminhada foi durante o dia, o percurso foi de 32 quilômetros. O religioso diz que já está acostumado às caminhadas e, por isso, faz questão de participar do início ao fim.

A exemplo de anos anteriores, durante o trajeto da caminhada, os fiéis farão a oração da Ave Maria por 1 mil vezes. Além disso, durante o andor, levarão a Cruz, símbolo da ressurreição e libertação, e um grande pedaço de tecido de 30 metros de comprimento por 3 de largura, simbolizando o manto de Nossa Senhora Aparecida.

Como de costume, ao longo da caminhada, participantes de outras paróquias vão se juntando ao grupo durante o percurso, que geralmente inicia com cerca de 500 a 600 pessoas, podendo ser encerrado com até mais de 1 mil. Um veículo acompanhará os participantes para distribuir água. O movimento religioso reúne participantes de várias cidades da região, como Araruna, Barbosa Ferraz, Mamborê, Luiziana, Goioerê, entre outras. Aguilar convida toda a comunidade a participar do movimento religioso.

Serviço

Informações: (44) 9.9123-4191 – falar com Antonio Aguilar