Campanha de atualização de rebanhos entra na reta final; Adapar alerta produtor

Produtores que ainda não fizeram a atualização do seu rebanho têm mais 15 dias para providenciar. É que a campanha encerra no próximo dia 30 deste mês. A médica veterinária do escritório regional da Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) em Campo Mourão, Claudia Gebara, alerta que desde o dia 1º deste mês, as GTA’s (Guia de Trânsito Animal) já estão bloqueadas para quem ainda não fez a atualização.

Segundo ela, a partir de 1º de julho, o produtor que não tiver feito a atualização poderá incorrer em sanções, inclusive em multa. “Sem a GTA o produtor fica proibido de fazer a movimentação do rebanho de uma propriedade a outra”, falou Claudia.

A campanha de atualização teve início no dia 1º de maio. A meta, segundo a Adapar, é recadastrar 100% dos rebanhos em toda a região. Na Comcam, pelo menos 8.465 propriedades devem fazer a atualização. “A atualização é fundamental para que a vigilância sanitária saiba onde estão os animais e como eles se movimentam no Estado, ajudando a garantir a manutenção do status internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação”, disse Claudia.

Conforme a Adapar, o Estado optou por não impor custo ao produtor com a colocação de ‘brinco’ para identificar cada animal, mas exige que uma vez ao ano os produtores declarem seus rebanhos. A atualização é obrigatória para todas as espécies de animais de produção existentes na propriedade (bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes e outros animais aquáticos, colmeias de abelhas e bicho-da-seda).

Os produtores podem fazer o procedimento de forma online pelo site da Adapar (www.adapar.pr.gov.br) ou em uma das unidades locais da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, sindicatos rurais ou Escritório de Atendimento das prefeituras.

O acesso ao sistema também está disponível de forma direta por meio do link www.produtor.adapar.pr.gov.br/comprovacaorebanho. Para fazer a comprovação, o produtor deve ter o CPF cadastrado. Nos casos em que seja necessário ajustar o cadastro inicial (correção de e-mail, etc.), o telefone para contato é (41) 3200-5007.

Segundo a Gerência de Saúde Animal, existem 158 mil propriedades no Paraná e 192 mil explorações pecuárias, sendo que as principais espécies somam, aproximadamente, 8,6 milhões de bovinos, 6,3 milhões de suínos, 20 mil aviários, 240 mil equídeos, além de outros animais.