Campo Mourão é destaque no Paraná com quatro Embaixadores da Inovação

Representando Campo Mourão, Carlos Alberto Facco, Eduardo Akira Azuma, Jackson Bisi e Nichollas Marshell Mendes Silva receberam oficialmente o título de Embaixadores da Inovação do Paraná. A cerimônia de entrega dos certificados aos homenageados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA), foi realizada nessa segunda-feira (15), no Palácio do Iguaçu, em Curitiba. Entre os 38 homenageados desta edição, Campo Mourão se destacou como o município com o maior número de representantes reconhecidos.

A solenidade integrou a terceira edição do Prêmio Mecenas e Embaixadores da Inovação, iniciativa que busca valorizar personalidades que contribuíram de forma relevante para o fortalecimento do setor no Estado, seja por meio da articulação de ideias, da implementação de políticas públicas, do investimento em projetos ou da consolidação de ecossistemas regionais.

Pela primeira vez, as indicações partiram dos próprios integrantes do ecossistema de inovação paranaense, posteriormente avaliadas por uma comissão formada por secretarias estaduais e pelo Ipardes. Durante a solenidade, outros 16 representantes de instituições e empreendedores que se destacaram e atuaram em diversas áreas receberam o Prêmio Mecenas da Inovação.

Durante o evento, autoridades estaduais destacaram a inovação como eixo estratégico para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Paraná, além do papel dos embaixadores como referências regionais capazes de impulsionar novas iniciativas e inspirar outros territórios.

Entre os mourãoenses homenageados, os discursos convergiram para um ponto comum: o reconhecimento individual foi atribuído ao trabalho coletivo construído ao longo dos últimos anos no município. “Esse reconhecimento de Embaixador da Inovação do Estado do Paraná não é para mim, é para todo o nosso Ecossistema de Inovação de Campo Mourão”, afirmou o secretário municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Eduardo Akira Azuma.

Jackson Bisi, fundador e diretor da Vollenz Equipamentos Médico, criada em Campo Mourão em 2014, também ressaltou que o título simboliza uma trajetória construída de forma colaborativa. “Para mim, o título representa o reconhecimento de uma trajetória construída de forma coletiva, baseada em visão de longo prazo, cooperação e consistência”, afirmou, acrescentando que, para a cidade, o título consolida a maturidade e a relevância estadual do ecossistema local.

Nichollas Marshell Mendes Silva, empreendedor e presidente da ICT Ideas HUB, definiu a homenagem como um marco de mais de 15 anos de atuação na área de inovação, sempre em parceria com equipes e instituições. “Esse momento representa muito mais do que uma conquista individual”, celebrou.

Por sua vez, Carlos Alberto Facco, atual presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento (Ipplan) na cidade, destacou que a homenagem é fruto de um trabalho de nove anos como secretário municipal de Campo Mourão. “Ela demonstra que estamos no caminho certo, buscando transformar nosso município em um lugar cada vez mais inovador, empreendedor, e que incentiva o empreendedorismo”, afirmou.

Carlos Alberto Facco

Administrador e mestre em Administração pela Universidade Positivo, Facco está na gestão pública municipal desde 2017. Foi secretário de Inovação de Campo Mourão e atualmente preside o Instituto de Pesquisa e Planejamento (Ipplan). É o idealizador do Empreende Week, hoje reconhecido como um dos maiores eventos de empreendedorismo e inovação do Paraná.

Teve participação ativa na criação e consolidação do ecossistema de inovação do município, desde os debates no Fórum de Desenvolvimento até a implantação do Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codecam). Durante sua passagem pela secretaria, contribuiu para a criação da Casa do Empreendedor, leis de incentivo à industrialização, Lei de Inovação e editais de CPSI. No Ipplan, coordena o projeto Campo Mourão Cidade Inteligente, que busca certificações internacionais em indicadores de cidades inteligentes.

Eduardo Akira Azuma

Atual secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão, Azuma atua há cerca de uma década diretamente no fortalecimento do ecossistema local.

Com passagem de dez anos pela Fundação Educere e oito anos na secretaria municipal, participou da captação de recursos para projetos inovadores e da concepção e execução de eventos que se tornaram referência no calendário da cidade, como Empreende Week, Pint of Science, Nasa Space Apps Challenge, Agro Air Show, FATI e Campo Mourão no Prato. Sua atuação é voltada à integração entre poder público, instituições de ensino, setor produtivo e empreendedores.

Jackson Bisi

Bisi atuou como coordenador da Câmara Temática de Indústria, Tecnologia e Inovação do Codecam, espaço onde foi definida, de forma coletiva, a meta de posicionar Campo Mourão no mapa da inovação do Paraná. Também presidiu a Fundação Educere – Incubadora Tecnológica, apoiando startups, projetos de base tecnológica e conexões com o setor produtivo.

Entre as iniciativas destacadas, estão o reposicionamento do Empreende Week, a criação e consolidação de novos ambientes de inovação e a articulação de políticas públicas voltadas ao setor. Essa atuação local levou à participação em instâncias estaduais, como vice-coordenador do Conselho de Inovação e Tecnologia da FIEP e sponsor da Expo + Indústria, contribuindo para consolidar Campo Mourão como referência regional.

Nichollas Marshell Mendes Silva

Empreendedor e presidente da ICT Ideas HUB – Instituição Científica e Tecnológica – Silva atua na consolidação de Campo Mourão como um dos polos emergentes de inovação do Paraná. Ao longo dos últimos anos, participou da criação de mais de 30 empresas, fundou o Ideas Hub ICT e Venture Builder.

Em 2021, foi vencedor do Inovativa Brasil, um dos principais prêmios de empreendedorismo do país. A trajetória contribuiu para o reconhecimento estadual com o título de Embaixador da Inovação do Paraná.