Campo Mourão ganhará novo Espaço Esportivo Comunitário
Campo Mourão está entre os 260 municípios brasileiros selecionados pelo Governo Federal para receber um novo Espaço Esportivo Comunitário. O resultado foi divulgado pelo Ministério do Esporte por meio da Portaria MESP nº 106, de 24 de novembro de 2025, publicada no Diário Oficial da União.
A portaria torna público o resultado da seleção de propostas apresentada por municípios de todo o país no âmbito do Novo PAC Seleções. No Paraná, além de Campo Mourão, o município de Campo Largo também foi contemplado nesta etapa.
A confirmação de Campo Mourão entre os municípios contemplados foi reforçada pelo ministro do Esporte, André Fufuca, ao destacar a articulação do deputado federal Tião Medeiros (PP-PR) junto ao Governo Federal. Segundo o ministro, o trabalho do parlamentar foi determinante para a inclusão de Campo Mourão e de Campo Largo na lista de cidades habilitadas a receber o novo equipamento esportivo.
O deputado Tião Medeiros, por sua vez, afirmou que o investimento representa um avanço importante para a infraestrutura esportiva dos municípios contemplados, ressaltando o impacto social das políticas públicas voltadas ao esporte e ao lazer. De acordo com ele, a implantação do Espaço Esportivo Comunitário amplia as oportunidades de acesso da população a atividades esportivas e reforça o papel do esporte como instrumento de inclusão social.
Seleção e estruturas
Segundo o Ministério do Esporte, a ampliação do número de municípios beneficiados em uma única seleção é inédita. Segundo a pasta, essa é a primeira vez que 260 cidades são habilitadas simultaneamente para a implantação de equipamentos esportivos comunitários, abrangendo 25 estados brasileiros.
Fufuca ressaltou que as novas estruturas chegarão a todas as regiões do país e contribuirão para ampliar o acesso da população a espaços adequados para a prática esportiva e o lazer. De acordo com o ministério, há localidades que nunca contaram sequer com quadras esportivas e que agora passarão a dispor de equipamentos completos.
Cada unidade seguirá um projeto padrão desenvolvido pelo Ministério do Esporte, composto por campo de futebol society com grama sintética, quadra de basquete 3×3, pista de caminhada e parque infantil. O investimento estimado é de aproximadamente R$ 1,5 milhão por equipamento.
A seleção de 2025 recebeu 4.630 propostas de municípios de todo o país, das quais 260 foram habilitadas para a celebração do Termo de Compromisso com o Ministério do Esporte. A assinatura desse termo é condição necessária para viabilizar o início das obras, conforme prevê a legislação que rege o Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).
Com a publicação da portaria, o ministério informou que intensificará ainda em 2025 o processo de formalização dos termos de compromisso, com a meta de iniciar as obras o mais breve possível. A previsão é alcançar a implantação de 500 Arenas Brasil até o final de 2026.
O Ministério do Esporte pontuou que as Arenas Brasil integram o eixo de Infraestrutura Social e Inclusiva do Novo PAC e têm como objetivo fortalecer o esporte como instrumento de inclusão social e desenvolvimento comunitário. A primeira seleção, divulgada em 2024, aprovou 240 propostas, com investimento estimado de R$ 360 milhões. Parte dessas unidades já foi concluída e outras seguem em fase de execução em diferentes regiões do país.
Com informações do Ministério do Esporte

