Campo Mourão inicia comemorações dos 171 anos da PMPR com missa solene
A celebração de uma missa solene no Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, na Vila Urupês, em Campo Mourão, nessa sexta-feira (1), marcou o início das celebrações dos 171 anos da Polícia Militar do Paraná (PMPR).
A cerimônia religiosa reuniu militares, familiares, membros da corporação e a comunidade em geral, marcando o começo de um mês que será repleto de homenagens e atividades comemorativas à data.
A missa foi realizada como agradecimento pela PM pela trajetória da corporação, além de reforçar os valores de união, fé e compromisso com a segurança da população. As comemorações seguem ao longo deste mês com uma ampla programação.
Entre as atividades, estão eventos solenes, homenagens, eventos esportivos e ações sociais. A programação é voltada a reforçar a conexão entre a Polícia Militar e a sociedade.
A Polícia Militar do Paraná (PMPR) foi criada em 10 de agosto de 1854, com a denominação de Companhia de Força Policial, como uma unidade de caçadores, um tipo de infantaria leve. Inicialmente, não havia um centro específico para a formação e treinamento do efetivo. Em 1931, o General Interventor Mário Tourinho criou o Centro de Preparação Militar, considerado um precursor da Academia Policial Militar do Guatupê. A Academia, que hoje forma os oficiais da PMPR, foi estabelecida em 1966 na área da antiga Fazenda Guatupê, em São José dos Pinhais. A PMPR é uma das mais antigas polícias do Brasil.





