Campo Mourão serve o Carneiro no Buraco para 5 mil pessoas neste domingo

Campo Mourão serve neste domingo (13), das 11h30 às 14 horas, o seu prato típico, o Carneiro no Buraco, para cerca de cinco mil pessoas do município, da região e de outras cidades do Paraná. O evento acontece no parque de exposições Getúlio Ferrari. A festa, aberta na quinta-feira (10), está sendo um sucesso. Para o almoço, está confirmada a presença de autoridades políticas locais, regionais, estaduais e até nacionais, como o senador da República, Sérgio Moro, além do público em geral.

Estão sendo preparados 109 tachos da iguaria para servir cinco mil pessoas nas oito entidades participantes. O cerimonial de abertura do tacho “número 1” marcará o início do almoço nas barracas das entidades que servirão o Carneiro. “Convidamos todas as famílias de Campo Mourão e região a prestigiarem o evento”, destacou o prefeito anfitrião, Douglas Fabrício.

Todos os cinco mil convites para o almoço já foram esgotados ainda na última semana. A expectativa é que mais de 60 mil pessoas de toda a região passem pelo parque durante os quatro dias da festa, que oferece uma programação recheada com shows nacionais, apresentações culturais, rodeio, barracas com cardápio variado, parque de diversões, além das tradicionais exposições de artesanato e reliqueiros.

Douglas Fabrício destacou a importância da festa para a projeção de Campo Mourão e para o comércio local e regional. Ele lembrou que o evento atrai muita gente de fora e de outros estados. Tanto que os hotéis da cidade já estão todos com a capacidade esgotada. “Muita gente fez reservas até em hotéis de cidades da região para garantir presença na festa”, informou.

Estão sendo preparados 109 tachos da iguaria que serão servidos nas oito entidades participantes

O comércio da cidade também lucra com a festa do prato típico. Douglas citou vários segmentos como exemplo, desde lojas, restaurantes, entre outras tantas empresas, apontando o grande número de barracas instaladas no Parque de Exposições. “Todo mundo lucra”, ressaltou.

Ainda segundo o gestor, os shows artísticos, com entrada franca, deverão atrair muita gente ao Parque de Exposições, proporcionando acesso para muitos que não teriam condições de pagar. Como exemplo, citou o sucesso de público na abertura da festa. Estima-se que mais de 15 mil pessoas passaram pelo parque. Nesse dia, o show foi com a dupla sertaneja Edson e Hudson.

Ao todo, são quatro dias de festa com muitas atrações. O evento conta com apresentações culturais, parque de diversões, barracas gastronômicas, feira de artesanato e exposições. Este sábado (12) promete ser um dos dias mais movimentados da festa. A programação inclui rodeio em touros, mais uma etapa da competição de Três Tambores e, à noite, o tradicional cortejo pelo parque para o acendimento do “buraco número 1” no Pavilhão do Fogo, momento simbólico que celebra a identidade cultural do evento. A noite termina com o show de João Neto & Frederico, garantindo muita animação para o público.

Já no domingo (13), a partir das 11 horas, ocorre a abertura oficial do buraco nº 1, seguida do tradicional almoço típico. Durante a tarde, haverá apresentações musicais com a Orquestra Viola no Campo e o cantor Rosenildo de Paula. O dia ainda reserva a grande final da Etapa Nacional de Três Tambores e o encerramento do rodeio.

Além dos shows com artistas de renome nacional, a Festa do Carneiro no Buraco também tem um palco cultural, uma espécie de vitrine para vários artistas locais e da região. Até este sábado, cerca de 200 artistas de diversos gêneros da música e dança vão se revezar no palco, organizado pela prefeitura de Campo Mourão, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.


100 toneladas de lenha

Um dos atrativos da Festa Nacional do Carneiro no Buraco, em Campo Mourão, é o cozimento da exótica iguaria, sobre brasas, dentro de buracos cavados no chão. Para formar o braseiro, este ano serão utilizadas 100 toneladas de lenha, fornecidas sem custos à prefeitura pela Coamo Agroindustrial Cooperativa, uma das parceiras do evento.

Nesta edição, serão preparados 109 tachos, cada um em um buraco, no pavilhão coberto destinado a essa finalidade, que fica dentro do Parque de Exposições Getúlio Ferrari. Em cada buraco são colocados 1,5 metro cúbico de lenha. Cada tacho é suficiente para servir aproximadamente 50 pessoas.

O preparo do prato típico, mais uma vez, está a cargo da Associação Panela. O responsável pela Cozinha Única, Walter Tonelli, o Peteleco, explica que a lenha é acesa nos buracos a partir das 23 horas deste sábado (12). Os tachos já montados com a carne, legumes e frutas são descidos nos buracos na madrugada de domingo (13), a partir das 3h30, quando a lenha já virou brasa. O cozimento leva cerca de 4 horas e meia, quando os primeiros tachos já podem ser retirados.


Programação – Domingo (13)

11 horas – Abertura oficial do buraco nº 1
11h30 às 14 horas – Tradicional almoço típico
15 horas – Apresentação da Orquestra Viola no Campo
16h30 – Show com Rosenildo de Paula
18 horas – Final da etapa nacional Superstars de Três Tambores
19h30 – Final do rodeio em touros

  • Parque de diversões

  • Barracas gastronômicas

  • Feira de artesanato

  • Exposições