Campo Mourão tem quase um veículo por habitante

Levantamento divulgado pelo Detran-PR no mês de outubro indica que Campo Mourão tem quase um veículo por habitante. O município, que pelas estimativas já tem uma população acima de 90 mil habitantes, conta com 71.834 veículos emplacados na cidade. Há de se considerar ainda veículos com placas de outras cidades, mas que os proprietários residem em Campo Mourão. 

Até outubro foram contabilizados 39.065 automóveis, 8.920 caminhonetes, 11.056 motocicletas, 4.160 motonetas, 2.718 caminhões; 1.202 caminhões-tratores, 1.905 semi-reboques, 1.210 reboques, 601 utilitários,  553 ônibus, 235 ciclomotores, 137 microônibus, 09 motor-casa, 18 trator-rodas, um trator esteira, 3 side car e 40 triciclos.

 A quantidade de veículos gera transtornos no trânsito nos horários de maior movimento. Para tentar melhorar o fluxo, a administração municipal tenta, desde janeiro de 2018, licitar o estacionamento rotativo (Zona Azul) para que uma empresa assuma a gestão do sistema. O processo licitatório, porém, tem esbarrado em trâmites burocráticos. No ano passado, a zona azul foi incluída nos pedidos feitos pela Acicam aos candidatos a prefeito.

O prefeito reeleito Tauillo Tezelli diz que além do estacionamento, a cidade necessita de um novo modelo de trânsito. “O nosso trânsito é do mesmo jeito desde que a cidade tinha 30 mil veículos. É preciso pensar em um sistema mais moderno”, disse durante a campanha eleitoral. Na gestão passada, foram realizadas algumas mudanças, como sentido único em algumas ruas que dão acesso à Avenida Ney Braga, na região do Sesc e no Jardim Alvorada, além de estacionamento dos dois lados das avenidas na área central.