Campo Mourão terá ‘Esquenta Fetacam’ um mês antes do Festival de Teatro
A Secretaria Municipal de Cultura (Secult) de Campo Mourão, por meio da Coordenação de Ação Teatral, realizará neste ano, pela primeira vez, o Esquenta Fetacam. O evento, que antecede a abertura oficial do Festival de Teatro de Campo Mourão, é voltado a artistas, amadores, profissionais, professores, diretores e alunos de teatro, e será no próximo dia 13 de setembro, das 14 às 18 horas, na Casa da Cultura.
A ideia é movimentar a cena teatral exatamente um mês antes do festival, que inicia no dia 13 de outubro e já vai para a 22ª edição. A tarde promete envolver diversas vivências, encontros e energia teatral. Haverá exercícios coletivos e atividades em grupos, os quais serão conduzidos pelos professores presentes. “A única regra é que aquele professor não pode ficar com nenhum aluno que seja dele, para a gente promover mesmo esse intercâmbio entre a galera”, explicou a coordenadora de Ação Teatral, Priscilla Rodrigues.
Após os participantes realizarem os exercícios propostos, eles apresentarão os resultados aos demais. “Vai ser muito divertido, um momento muito especial de trocas de experiências, interação entre a galera do teatro. Mais uma vez, a gente quer reforçar a importância do teatro para a cidade como ferramenta de convivência, reflexão, transformação e, acima de tudo, a celebração de um festival tão tradicional que a gente tem muito amor na nossa cidade”.
Durante o Esquenta Fetacam, também serão anunciados, em primeira mão, os dez espetáculos selecionados para o evento oficial. Além disso, haverá sorteios de camisetas do 22º Fetacam. “É a primeira vez que a gente está fazendo, eu espero que o pessoal abrace o evento, para que a gente consiga fazer todo ano”, desejou Priscilla.
Fetacam
O 22º Fetacam será realizado em Campo Mourão de 13 a 26 de outubro, dentro da programação dos 78 anos de emancipação político-administrativa do município. As apresentações ocorrerão em diferentes espaços da cidade e no Teatro Municipal.
O tradicional evento cultural no município tem como objetivo democratizar o acesso à cultura e ao lazer, assim como incentivar o intercâmbio cultural entre artistas locais e companhias de pequeno, médio e grande porte de outras cidades do país. As apresentações também incluem a mostra paralela, com a participação de artistas convidados do município e da região.
A mostra oficial acontecerá de 20 a 26 de outubro. Cinco espetáculos inéditos no Fetacam foram selecionados para apresentações no Teatro Municipal ou em outros espaços definidos pela comissão organizadora, em comum acordo com o grupo selecionado.
Na mostra itinerante, que ocorrerá de 13 a 18 de outubro, um espetáculo infantil fará 10 apresentações em escolas ou espaços alternativos. No período, o grupo selecionado realizará duas apresentações por dia.
Por sua vez, as ações formativas serão destinadas à participação de públicos diversos. Cada uma das três ações formativas do Fetacam terá carga horária mínima de 6 horas, entre 13 e 26 de outubro. Elas compreenderão oficinas, minicursos e outras atividades com temática relacionada ao universo do teatro.
Neste ano, o Fetacam bateu recorde histórico de inscrições, com o maior número de interessados desde a criação do festival, em 2000. Foram 392 inscritos – mais que o dobro do registrado no ano passado, quando houve 143 inscrições.
Na edição de 2023, 90 interessados concorreram às vagas disponíveis. Segundo a Secretaria de Comunicação de Campo Mourão, as companhias teatrais inscritas para o Fetacam 2025 representam 76 cidades de 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

