Campo Mourão vacina população de 31 anos nesta quinta-feira

Com o recebimento de uma nova remessa de vacinas, a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Mourão anunciou a vacinação da população na faixa etária dos 31 anos de idade nesta quinta-feira (12).

A imunização será das 8h30 às 16 horas na Casa da Cultura e estacionamento da Unespar (drive-thru). É obrigatória apresentação de RG, CPF e comprovante de residência. O avanço da imunização vem despressurizando o sistema público de saúde, devido à queda no número de casos.

Para se ter ideia, a UTI-SUS, que está com 54% de sua capacidade, teve nesta terça-feira (10) a menor taxa de ocupação dos últimos 9 meses. Há uma queda também no número de atendimento de pacientes com sintomas de Covid na Central de Triagem, assim como na UPA.

O secretário municipal de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos, alerta, no entanto, que a queda nos números de casos não pode gerar acomodação por parte da população. Ou seja, os cuidados básicos como uso de máscara de proteção, distanciamento social, e uso de álcool em gel para higienização das mãos devem ser contínuos.

Conforme Santos, a ordem no município é vacina no braço da população. Ele lembra, apesar disso, que o andamento da imunização depende do envio de doses pelo Ministério da Saúde. Ressalta também que continua em vigor medidas restritivas por decreto municipal.

Números – Conforme boletim da Saúde, o município tem 488 casos ativos de coronavírus, mas este número já chegou a quase 2 mil. Pacientes suspeitos são 136. O município acumula desde o início da pandemia 14.392 casos da doença. 325 vidas foram perdidas em Campo Mourão em decorrência da Covid-19.

Atualmente, a cidade tem 29 pacientes internados com coronavírus, sendo 14 na UTI-Covid e 15 na enfermaria. O número de ocupações é o seguinte: enfermaria (73%); UTI-SUS (54%) e UTI-Convênios (10%). Dos pacientes internados, 21 são homens e 8 mulheres.