Capacidade da estação de tratamento de esgoto em Campo Mourão terá ampliação em 80% com obras

A estação de tratamento de esgoto de Campo Mourão, ETE Rio do Campo, será ampliada em pelo menos 80% com as obras anunciadas na última semana pelo Governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD). As informações são da Sanepar. Na ocasião, o prefeito da cidade, Tauillo Tezelli (Cidadania), fez a assinatura de convênio junto ao Estado, Sanepar e Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 44,5 milhões para o investimento.

De acordo com informações da Sanepar, no empreendimento estão sendo executados mais um módulo de tratamento do efluente, dois filtros biológicos, decantadores, 26 leitos de drenagem, automação da unidade de tratamento e unidades complementares necessárias para o processo de tratamento.

Além dos mais de 35 mil imóveis ligados ao sistema, a unidade de tratamento prevê atender também o crescimento da cidade previsto para os próximos anos. A cidade tem atualmente 88% da população com acesso à coleta do esgoto. E todo o esgoto coletado recebe o necessário e adequado tratamento na estação localizada às margens do Rio do Campo.

A gerente regional de Campo Mourão, Araceli Eliane Pendiuk Stela, destaca que esse é o esforço da Sanepar para chegar à universalização do saneamento, colocando Campo Mourão com um dos melhores indicadores de esgoto do país. “O sistema de esgotamento sanitário melhora as condições ambientais, contribui com os indicadores de saúde e de qualidade de vida e favorece a economia dos municípios, pois permite a verticalização das cidades”, afirma.

No plano de investimentos da Sanepar já está prevista nova ampliação do sistema de esgoto na cidade, com implantação de novas redes coletoras neste e no próximo ano, que irão elevar o atendimento para 95% da cidade. Com isso, conforme a Sanepar, a expectativa é de que Campo Mourão alcance, em breve, um dos melhores indicadores de saneamento do país.