Carmelo abre programação da novena à Padroeira nesta segunda-feira

O Carmelo Nossa Senhora do Carmo, de Campo Mourão, abre nesta segunda-feira (7) a programação da novena em celebração à Santa Padroeira Nossa Senhora do Carmo, que prossegue até o próximo dia 16. As celebrações serão sempre às 19 horas e, a cada dia, serão conduzidas por um padre de uma das paróquias da Diocese. O Carmelo fica localizado na rodovia BR-369, saída para Cascavel, próximo ao Seminário São José.

Este ano, a novena é celebrada com o tema do Jubileu da Esperança, com o lema: “Com Maria, peregrinos de Esperança!”. “São nove dias de muita oração com Maria, nossa Mãe e Irmã, a Patrona de nosso Carmelo”, comentam os organizadores.

A celebração nesta segunda-feira tem como tema: “A Virgem do Carmo e as Virtudes Teologais Fé, Esperança e Caridade”, conduzida pelo Padre Adilson Naruishi. Nesta terça-feira (8), o Padre Roberto César de Oliveira é quem fará a celebração, com o tema “A esperança na Palavra: Maria que medita e guarda tudo no coração”.

No último dia da programação, haverá a solenidade de Nossa Senhora do Carmo, celebrada pelo novo bispo da Diocese de Campo Mourão, Dom Evandro Luis Braun. Confira abaixo a programação completa.


O Carmelo

A comunidade do Carmelo Nossa Senhora do Carmo de Campo Mourão foi fundada a pedido do Bispo de Umuarama, D. José Maria Maimone, feito ao Carmelo de Porto Alegre, que assumiu a fundação, com apoio das comunidades de Caxias do Sul e São Leopoldo.

Foram fundadoras: Madre Luiza Maria do Coração Eucarístico (falecida em junho de 2024) e irmã Dolores de Jesus Crucificado, sendo dada a licença para a fundação em 11 de dezembro de 1983, com a ereção canônica. As irmãs instalaram-se em uma casa provisória junto ao seminário diocesano de Umuarama, onde permaneceram por quatro anos até a mudança para as margens da Rodovia BR-369, onde funciona atualmente.

Dom Virgílio de Pauli, ao perceber que a Divina Providência conduzia as Irmãs para sua diocese, as acolheu. Em 1988, iniciou-se a construção do Carmelo. Em julho de 1993, na solenidade de Nossa Senhora do Carmo, a capela foi consagrada por Dom Virgílio, sendo a obra concluída em outubro de 1996.


Oração por vocação

Por vocação, as irmãs carmelitas da comunidade vivem em clausura, dedicando-se diariamente à oração. Saem apenas para compromissos indispensáveis, como votar ou ir ao médico. Não visitam familiares, e o contato com visitantes é feito por grades, em horários estabelecidos. Mesmo nas missas celebradas na capela, o espaço reservado às freiras é uma cela fechada.

Apesar disso, as freiras mantêm presença digital por meio da página no Facebook: facebook.com/carmelocampomourao, onde postam horários de missa, atendem pedidos de oração e divulgam informações do Carmelo.


Santa Padroeira

A devoção à Nossa Senhora do Carmo remonta ao século XII, quando eremitas se reuniram no Monte Carmelo, na Palestina, ao lado da fonte do profeta Elias, iniciando um estilo de vida simples. A palavra Carmo vem de Monte Carmelo, em Israel, e significa jardim. A ordem carmelita venera com especial carinho Elias e a Virgem Maria, com o título de Bem-Aventurada Virgem do Carmo.

A ordem se espalhou pela Europa com a perseguição muçulmana e construiu diversas igrejas e capelas dedicadas à santa. Um dos símbolos mais conhecidos da devoção é o escapulário, sinal de proteção e entrega à Nossa Senhora.


Programação completa da novena

Celebrações sempre às 19 horas

  • Dia 7 (Segunda-feira)
    A Virgem do Carmo e as Virtudes Teologais Fé, Esperança e Caridade
    Celebrante: Padre Adilson Naruishi

  • Dia 8 (Terça-feira)
    A esperança na Palavra: Maria que medita e guarda tudo no coração
    Celebrante: Padre Roberto César de Oliveira

  • Dia 9 (Quarta-feira)
    Peregrina da Esperança: A fé de Maria no escuro do mistério
    Celebrante: Padre Jilliard Adolfo de Sousa

  • Dia 10 (Quinta-feira)
    O “Sim” de Maria: A Esperança que se faz obediência e entrega
    Celebrante: Padre Rômullo Ramo Gonçalves

  • Dia 11 (Sexta-feira)
    Maria, fonte viva de Esperança e confiança em Deus
    Celebrante: Padre Genivaldo Barbosa

  • Dia 12 (Sábado)
    Maria, Serva do Senhor: Ícone da Igreja
    Celebrante: Padre Alex Junior Ripar de Paiva

  • Dia 13 (Domingo)
    Maria, mulher de Esperança, âncora de salvação
    Celebrante: Padre Adailton Ludovico

  • Dia 14 (Segunda-feira)
    Maria diante da Cruz: Silêncio, esperança e confiança
    Celebrante: Padre Aédio Odilon Pego

  • Dia 15 (Terça-feira)
    Maria no Cenáculo: Mestra de oração e fraternidade
    Celebrante: Padre Milton Grégory Greco

  • Dia 16 (Quarta-feira)
    Solenidade de Nossa Senhora do Carmo
    Celebrante: Dom Evandro Luis Braun (novo Bispo da Diocese de Campo Mourão)