Chamado falso aciona Samu, Corpo de Bombeiros e PM e reforça alerta sobre trotes

Equipes do Corpo de Bombeiros, do Samu e da Polícia Militar (PM) foram acionadas na noite desse domingo (26) em Campo Mourão após uma falsa denúncia. Os socorristas se deslocaram com urgência até a Rua Portugal, no Jardim Europa, com a informação de que uma pessoa estava ferida por um objeto perfurocortante.

No endereço, no entanto, os profissionais verificaram que a situação não procedia. Ao levantar mais informações na residência indicada, observaram que não havia nenhum ferido. Com isso, as equipes, com todo o aparato de resgate, constataram que se tratava de um trote.

As autoridades reforçam o pedido para que a população utilize os números de emergência – 190 (PM), 193 (bombeiros) e 192 (Samu) – com responsabilidade, já que ocorrências falsas mobilizam recursos importantes e podem atrasar o atendimento de casos reais, colocando vidas em risco.

As autoridades devem investigar o caso para tentar localizar e responsabilizar os envolvidos na comunicação e mobilização desnecessária das equipes de resgate.

Crime

De acordo com o no Artigo 340 do Código Penal (Lei nº 2.848/1940) “Provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado” é crime. Com base no referido documento legal, a atitude pode levar à detenção ou ao pagamento de multa como pena.