Chuva chega e traz alívio após longa estiagem

Após mais de um mês sem precipitações significativas, as chuvas retornaram em Campo Mourão e região, causando alívio no campo e na cidade. Para esta segunda-feira (22), o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) prevê o acumulado de 41 milímetros. Porém, o tempo volta a ficar firme já a partir desta terça-feira (23), com queda na temperatura. A mínima prevista é de 10ºC.

Com a chuva mais volumosa, produtores rurais poderão dar largada aos trabalhos de plantio da soja na região, que estão paralisados desde o dia 1º deste mês, quando a semeadura foi liberada após término do vazio sanitário. O Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) prevê o plantio da oleaginosa na Comcam até o dia 31 de dezembro.

Conforme o meteorologista do Simepar, Samuel Braun, as chuvas que atingem a região neste momento estão sendo ocasionadas por um eixo de uma frente fria que segue avançando pelo Paraná e provocando precipitações em ampla parte do estado. “Além das precipitações, há registro de muitas descargas atmosféricas, especialmente entre o Oeste, Noroeste e o Vale do Ivaí”, informou. Na estação meteorológica de Ubiratã, por exemplo, as rajadas de vento superaram os 100 km/h nas últimas horas. Em Campo Mourão, chegaram a atingir 70 km/h.

O meteorologista informou que o tempo segue instável durante toda esta segunda-feira. Ele alerta que as condições seguem favoráveis para tempestades em diversas regiões do estado. “Ao longo da tarde, com o eixo do sistema frontal avançando para o Sudeste do país, a estabilidade atmosférica volta a predominar a partir das regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul. As temperaturas apresentam queda em relação aos últimos dias, devido à incursão dos ventos do quadrante sul”, informou.