Ciclone extratropical pode provocar ventos e chuvas em Campo Mourão e outras cidades do PR
Campo Mourão está entre as 343 cidades do Paraná indicadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) que poderão ser impactadas por um ciclone extratropical em formação entre a Argentina e o Uruguai entre esta terça (19) e quarta-feira (20).
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o município pode registrar ventos de até 45 quilômetros por hora nas próximas 24 horas. A frente fria que se formará também indica probabilidade de 9,4 milímetros de chuva nesta quarta-feira, com mínima de 14ºC, mas que pode atingir 27ºC na quinta-feira (21).
De acordo com o meteorologista Lizandro Jacóbsen, os maiores impactos pelo ciclone serão sentidos nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde os ventos podem atingir até 70 quilômetros por hora. No Paraná, sobretudo nas regiões Oeste e Sudoeste, os ventos devem variar entre 50 e 60 quilômetros por hora durante a tarde e principalmente na noite desta terça-feira e na madrugada de quarta-feira (20).
“Esse sistema de baixa pressão que se intensifica é um processo de frontogênese, que dá origem a esse ciclone extratropical e também a uma frente fria”, explicou Jacóbsen. Segundo ele, é essa frente fria que passa pelo estado nesta quarta-feira, deixando o tempo mais instável, com chuvas, trovoadas e rajadas de vento. No entanto, as precipitações não serão distribuídas de forma homogênea, variando em intensidade conforme a localidade.
Ainda nesta terça, o clima deve se manter quente em Campo Mourão. O contraste entre pressão e temperatura pode contribuir para ventos durante a tarde, mas que não devem passar de 45 quilômetros por hora na maioria das regiões do estado. “Após a passagem da frente fria e do afastamento do ciclone extratropical, o que é esperado é um intenso declínio de temperatura no amanhecer de quinta-feira”, acrescentou o meteorologista.
De acordo com a previsão do tempo, as temperaturas em Campo Mourão devem se elevar novamente no restante da semana, com máximas que podem ultrapassar os 30ºC entre sexta-feira (22) e sábado (23), sem probabilidade de chuvas, que só devem retornar no início de setembro.
📲 Participe dos grupos de WhatsApp da Tribuna!
Temos grupos dos bairros, para pets, mamães, de fofocas, compras e vendas, figurinhas e mais. É gratuito!

