CM prossegue com calendário de vacinação contra Covid. Saúde alerta ‘faltosos’

O município de Campo Mourão prossegue com o cronograma de vacinação contra a Covid-19. O novo calendário, em vigor desde essa segunda-feira, segue com a imunização até a sexta-feira (1º de abril). A saúde alerta à população que não compareceu para receber a dose de reforço para que procure os postos de saúde para completar o esquema vacinal. Em vários municípios há um grande número de faltosos. Em Campo Mourão, embora em menor quantidade, também há pessoas nesta situação.

Nesta terça-feira (29), estão sendo imunizados com a 3ª dose, pessoas de 18 anos ou mais que vacinaram com a segunda até o dia 29 de novembro do ano passado e gestantes e puérperas de 18 anos ou mais, que recebem a segunda dose na mesma data.

Para o primeiro público, a imunização prossegue até às 11 horas, na UBS Centro Social Urbano, Urupês; Alvorada, Cidade Nova; Cohapar Pio XII; Damferi; Paulista; Modelo e Tropical. Já para o segundo público, no Centro Social Urbano, Paulista; Damferi e Urupês.

Também hoje está recebendo a 4ª dose, a população imunossuprimida de alto grau de 18 anos ou mais, que tomou a terceira dose há quatro meses. Este público pode se vacinar no Centro Social Urbano, Urupês; Paulista; Damferi; Pio XII; e Modelo.

O cronograma de vacinação prossegue nesta quarta-feira (30). A vacinação será para primeira dose (repescagem) de pessoas de 18 anos ou mais que perderam o prazo, das 8 às 11 horas, na UBS do Pio XII e Modelo e também a 2ª dose da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos das 8 às 11 horas, no Pio XII; Damferi; Paulista; Centro Social Urbano; Urupês e Alvorada.

Já na quinta-feira (31), serão vacinados com a 3ª dose, pessoas de 18 anos ou mais que receberam a segunda até o dia 30 de novembro do ano passado. Será da 8 às 11 horas nas UBS: Urupês; Cohapar; Damferi; Pio XII; Paulista; Modelo e Avelino Piacentini.

Também serão imunizadas neste mesmo dia com a dose de reforço, gestantes e puérperas que receberam a segunda dose até 30 de novembro de 2011. A imunização para este público será das 8 às 11 horas na UBS Urupês; Paulista e Damferi.

Já no dia 1º de abril, sexta-feira, serão imunizadas pessoas de 18 anos ou mais que receberam a segunda dose até o dia 1 de dezembro do ano passado. Será das 8 às 11 horas na UBS Centro Social Urbano, Urupês; Alvorada; Cidade Nova; Cohapar; Pio VII; Paulista; Modelo; Tropical e Avelino Piacentini.

Para receber a vacina, a população deve estar munida de documento com foto (RG ou CNH); cartão atualizado do SUS, comprovante de residência, e caderneta de vacinação. Os moradores devem ficar atentos aos prazos para não perderem o dia de vacinação.

Faltosos

Dados divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde apontam que nos municípios de Altamira do Paraná, Nova Cantu, Corumbataí do Sul, Janiópolis e Mamborê, pelo menos 70% dos moradores, público-alvo da vacinação contra a Covid19, receberam a primeira e segunda dose da vacina e não retornaram às unidades de saúde para a dose de reforço (3ª dose).

Os dados são preocupantes. “Sempre estamos alertando a população para importância de completar o esquema vacinal com todas as doses. Somente desta forma os moradores estarão protegidos contra complicações da Covid-19”, falou na ocasião, à TRIBUNA, o chefe da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, Eurivelton Wagner Siqueira. Ele ressaltou que com o novo cenário da flexibilização do uso de máscaras em espaços abertos no Paraná, a vacinação contra a Covid-19 ganha um papel ainda mais importante.