Colégio Integrado terá currículo bilíngue a partir de 2026
A partir de 2026, o Colégio Integrado vai adotar o Currículo Be; um programa de educação bilíngue que associa o aprendizado do inglês com metodologias ativas e investigativas em matérias como Ciências, Geografia e Linguagens. Dessa forma, o Colégio Integrado terá um currículo bilíngue desde a Educação Infantil (G3), até o fim do Ensino Fundamental (9º ano), e será a primeira e única instituição de Campo Mourão e região a utilizar esse modelo de ensino.
O objetivo é que os estudantes se tornem fluentes em duas línguas, desenvolvam o idioma estrangeiro de maneira natural, orgânica e consistente por meio de experimentos práticos e da vivência escolar diária, em vez de ter o ensino do inglês de maneira isolada.
“Isso é essencial para o futuro. Assim, nossos estudantes estarão preparados para dialogar com o mundo plural e conectado, compreender diferentes culturas e ainda contribuir como cidadãos globais”, explica Marcela Ribeiro Antunes, coordenadora Pedagógica da Educação Bilíngue e Ensino Médio do Colégio Integrado de Campo Mourão.
Enquanto no currículo tradicional o inglês é tratado como disciplina à parte – focada principalmente em gramática, vocabulário, memorização e exercícios de tradução – o idioma no currículo bilíngue deixa de ser objeto de estudo e passa a ser meio de instrução.
“Neste formato o estudante não ‘traduz’ mentalmente do português para o inglês; ele pensa, sente e se comunica naturalmente no idioma, do mesmo jeito que faria em sua língua de nascimento. O aprendizado acontece de maneira contextualizada, não mecânica. Por isso, a fluência e proficiência acontece mais rapidamente”, enfatiza Marcela.
O Currículo Be utiliza metodologia 100% parametrizada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e abordagens ativas como a CLIL (Content and Language Integrated Learning – Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Linguagem), promovendo investigações científicas, experimentos práticos e explorações do mundo real.
O Currículo Be também é parceiro exclusivo de Ciências e Geografia da National Geographic Learning; uma organização onde cientistas e PhDs criam materiais educacionais relevantes e atuais para o ensino de inglês com fotografias, histórias de exploradores, palestras e vídeos. “Isso enriquece e expande a visão de mundo das crianças e dos adolescentes. Assim, vamos criar um ambiente de aprendizagem mais significativo onde o inglês fará parte da vida cotidiana dos estudantes e ajudaremos a desenvolver competências globais essenciais para todos eles”, salienta Marcela.
Benefícios
O aprendizado de um segundo idioma durante a infância traz amplos benefícios cognitivos, neurológicos e socioemocionais reconhecidos pela literatura científica. “Durante essa fase, o cérebro apresenta elevada plasticidade neural. Com isso, crianças bilíngues demonstram melhor desempenho em algumas funções como atenção seletiva, memória e flexibilidade cognitiva, sendo que essas habilidades estão diretamente relacionadas à capacidade de aprendizagem, autorregulação e resolução de problemas”, explica a pós-doutora em Ciências Biológicas e coordenadora dos cursos de Saúde 2 do Centro Universitário Integrado, Ana Carla Broetto Biazon.
Confira as dez principais vantagens de aprender um segundo idioma ainda na infância:
1 – Desenvolvimento cognitivo e funções executivas: O bilinguismo estimula atenção seletiva, o controle inibitório e a flexibilidade cognitiva; habilidades que ajudam o estudante a absorver novas linguagens de maneira mais rápida e intuitiva, a alternar tarefas, manter o foco em sala e resolver problemas com mais eficiência.
2 – Melhoria da memória e da capacidade de aprendizagem: Aprender e usar dois sistemas linguísticos fortalece a memória de trabalho, a retenção e o uso de informações; útil para estudar conteúdos complexos e preparar-se para avaliações.
3 – Aprimoramento metalinguístico e alfabetização: Ao lidarem com estruturas de dois idiomas, estudantes desenvolvem consciência sobre como a linguagem funciona (sons, sintaxe, vocabulário); o que facilita a aprendizagem da leitura e da escrita na língua materna e em outros idiomas.
4 – Desempenho acadêmico ampliado: Habilidades reforçadas pelo bilinguismo (atenção, memória, raciocínio) repercutem positivamente em áreas como matemática, leitura e ciências, contribuindo para um desempenho escolar mais consistente.
5 – Estímulo à criatividade e ao pensamento divergente: Expor-se a diferentes formas de expressão e resolução de problemas em outra língua favorece a geração de ideias novas e amplia a capacidade de enxergar múltiplas soluções para um mesmo problema.
6 – Competências socioemocionais e culturais: O contato precoce com outra língua costuma vir acompanhado de experiências culturais (histórias, jogos, celebrações); o que amplia a empatia, a flexibilidade, o respeito pela diversidade e a capacidade de comunicação intercultural — competências essenciais no mundo globalizado.
7 – Vantagens comunicativas e oportunidades futuras: Além de facilitar viagens e intercâmbios, o domínio de um segundo idioma abre portas acadêmicas e profissionais mais adiante (bolsas, universidades, empregabilidade); muitas vezes com vantagens competitivas desde o primeiro emprego.
8 – Benefícios a longo prazo para a saúde cerebral: Evidências da neurociência apontam que bilíngues podem apresentar maior reserva cognitiva ao longo da vida, o que está associado a um envelecimento cognitivo mais saudável.
9 – Aumento da autoconfiança: Conforme se progride e se consegue se comunicar em outro idioma, a autoconfiança tende a aumentar.
10 – Facilidade para tomar decisões: Com maior repertório acadêmico, cultural e social, o bilíngue tende a ter mais facilidade para tomar decisões importantes ao longo da vida.

