Com 4 mortes e 23 casos, suspeitas de Covid-19 mais que dobram em um dia em Campo Mourão

Os casos de Coronavírus (Covid-19) avançam agressivamente em Campo Mourão. Já são 23 casos confirmados da doença e 4 mortes – três homens de 56, 59 e 72 anos e uma mulher de 84-, segundo o “Boletim Coronavirus”, divulgado às 18h30 desta quarta-feira (8), pela prefeitura. O que chama atenção é que os casos suspeitos em investigação mais que dobraram de ontem para hoje, saltando de 36 para 74. Na segunda-feira este número era 17.

No momento, 91 pessoas estão sendo monitoradas e outros 96 casos foram descartados. Além, disso, 6 pacientes já se recuperaram da doença. Nesta quarta-feira, a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP), aprovou o decreto de estado de Calamidade Pública para Campo Mourão, devido à pandemia de Coronavírus. A medida é válida até o dia 31 de dezembro.

O objetivo é desburocratizar ações administrativas no combate ao Coronavírus, como compra de insumos e equipamentos. O estado de calamidade pública desobriga o município de cumprir uma série de restrições e prazos definidos na Lei de Responsabilidade Fiscal. Dessa forma, o município pode criar cargos, nomear servidores, reajustar remuneração, entre outras medidas, mesmo que extrapolem o limite de comprometimento da receita. 

Comcam
Em toda a Comcam, são 31 casos confirmados de Coronavírus em seis cidades. Além de Campo Mourão,  há confirmações em Araruna (4); Goioerê (1); Iretama (1); Peabiru (1); e Terra Boa (1). Já o Paraná tem atualmente 550 casos confirmados. Destes, 17 óbitos; 5.303 descartados; e 333 em investigação. Dentre as confirmações, 11 pacientes não residem no Estado. 100 pacientes estão internados, 59 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 41 em leitos clínicos. 106 pessoas já se recuperaram da doença.