Com baixo estoque de sangue, Hemonúcleo de Campo Mourão convoca doadores
A redução no número de doadores de sangue neste início de ano ligou o sinal vermelho no Hemonúcleo de Campo Mourão. Diante de estoques baixos, principalmente dos tipos O positivo (O+) e O negativo (O-), o banco de sangue está convocando a população para doações. A baixa no estoque se deve principalmente ao período, que é marcado pelo aumento da demanda em razão de acidentes de trânsito e atendimentos de urgência.
Segundo a chefe da unidade, Michele Cristine Araujo Berbet, a situação exige atenção. “Toda doação de sangue é importante, mas os tipos O positivo e O negativo são sempre os que mais necessitamos”, disse ela. A capacidade de doação no estabelecimento de saúde varia de 30 a 40 coletas por dia. Segundo Michele, todos os tipos negativos também estão com estoque baixo. Para ser um doador, entre as exigências, é preciso estar em boas condições de saúde e pesar, no mínimo, 51 quilos. “A doação de sangue é um gesto puro de amor que depende exclusivamente das doações”, falou.
Para doar, é simples. As orientações são de que o doador deve estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos completos (menores de idade devem ter autorização e presença do responsável legal), pesar, no mínimo, 51 kg na balança da unidade, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto.
Vale destacar que uma única bolsa de sangue pode salvar a vida de três a quatro pessoas. A recomendação é que cada pessoa doe, pelo menos, duas vezes ao ano. O intervalo entre as doações varia de acordo com o sexo. Homens, por exemplo, podem doar a cada 60 dias, fazendo até quatro doações durante o ano. Já as mulheres devem completar 90 dias entre cada doação, totalizando até três ao ano.
Michele complementou que os interessados em fazer a doação estejam atentos ao agendamento, já que as doações seguem este critério. “Infelizmente, neste período, as doações baixam porque muita gente está viajando em férias, mas a demanda continua e até aumenta”, afirmou.
Com base na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) – Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943 –, “Art. 473 – O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário: […] IV – por um dia, em cada 12 (doze) meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada”. Michele comentou que muitos doadores solicitam atestado médico para abono da falta no trabalho. No entanto, segundo ela, nem sempre é necessário. “Tem empresa que não pede, e tem doadores que doam e depois voltam a trabalhar normalmente”, observou.
Serviço
Em Campo Mourão, o Hemonúcleo fica localizado na rua Mamborê, nº 1.500, ao lado da 11ª Regional de Saúde. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelos telefones (44) 3525-1102, (44) 3523-1844, ramal 1827, e (44) 99878-3811 (somente WhatsApp) ou pelo e-mail [email protected] As coletas são realizadas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17 horas.
Para fazer o agendamento, basta acessar o site https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Doacao-de-Sangue#ondedoar. Nele, também constam orientações detalhadas sobre a doação de sangue, por exemplo, os impedimentos temporários à doação e os exames realizados durante o procedimento.

