Com estoque de sangue no ‘vermelho’, Hemonúcleo de CM volta atendimento normal a partir desta sexta

Após 10 dias atendendo apenas meio expediente (parte da tarde), por conta de servidores em férias, o Hemonúcleo de Campo Mourão volta a atender em horário normal a partir desta sexta-feira (11), ou seja, volta a funcionar também durante a parte da manhã. E com os estoques sanguíneos no vermelho.

Nesta semana, o estoque de concentrado de plaquetas zerou devido a redução de doações por conta do aumento de contaminações por Covid-19. Porém, após divulgação pela imprensa da situação, vários doadores compareceram, e fizeram agendamentos até para a próxima semana. No entanto, a demanda continua alta, e o banco segue com o estoque crítico nos tipos sanguíneos RH Negativo.

“Agradecemos a todos os doadores de sangue que se solidarizaram com a situação crítica que estamos passando (falta de sangue). Gratidão a todos que doaram sangue essa semana e aos que já agendaram para próxima semana. Juntos somos mais”, agradeceu a equipe da unidade.

Nos últimos dias, de acordo com a bioquímica, Daniele Pegoraro, responsável técnica laboratorial do Hemonúcleo, a unidade recorreu a outros bancos da hemorede para atender a demanda. Além do aumento de contaminações pela covid, o grande volume de saída de sangue devido ao atendimento de pacientes com doença hematológicas, tem contribuído para diminuição do estoque de sangue. Estes pacientes em particular transfundem sangue durante todo o tratamento. E quando transfundem concentrado de hemácias são necessárias no mínimo entre 7 a 8 bolsas.

O Hemonúcleo de Campo Mourão lembra para os novos critérios de doação de sangue. Pra quem teve Covid-19 o período reduziu de 30 para 10 dias. A contagem começa a partir da recuperação completa da doença. Mesmo quem esteve assintomático e testou positivo para a doença, deve esperar os 10 dias para voltar aos Hemocentros ou unidades de coleta de sangue.

Para pessoas que tiveram contato próximo a um caso confirmado de Covid-19, deverão ser consideradas inaptas pelo período de 7 dias após o último contato com essas pessoas. Não apresentando nenhum sintoma, pode fazer a doação. Aqueles que permaneceram em isolamento voluntário ou indicado por equipe médica devido a sintomas de possível infecção pelo SARS-CoV-2 deverão cumprir o isolamento indicado e só depois estarão aptos a doar.

Já quem recebeu a vacina contra a Covid-19 deve esperar sete dias. E quem se vacinou contra gripe, 48h. O que não muda em nada são as orientações das medidas de proteção para evitar contaminação, com a higienização de superfícies e dos instrumentos, uso de antissépticos, além da manutenção do distanciamento entre os doadores.

Serviço

Desde o início da pandemia os voluntários podem estar agendando os horários de doações pelo site www.saude.pr.gov.br/doacao. ou pelo telefone (44) 3525-1102.