Com estoques de sangue tipos “O” abaixo do mínimo, Hemonúcleo pede doações

O Hemonúcleo de Campo Mourão registrou no fim de semana saídas acima da média de sangue tipos “O”, tanto positivo quanto negativo. Isso deixou os estoques abaixo do mínimo para essa tipagem e acendeu o sinal de alerta na coordenação. “Precisamos de doações para normalizar os nossos estoques”, conclamou o chefe do Hemonúcleo, Reginaldo Riguetti.

Para esta segunda-feira (10) estavam agendadas 30 doações, o que é pouco para uma situação de estoques em baixa. “O ideal seria pelo menos 50 doadores em um dia, pelo menos nesse momento”, observa Riguetti. Ele ressalta que os doadores têm atendido aos apelos e também agradeceu o apoio da imprensa na divulgação.

“Somos muito gratos a todos pela colaboração, pois infelizmente sangue não existe para comprar no mercado. A única forma de conseguir é por doação”, acrescenta. Segundo ele, no mês passado a média de doadores foi de 35 por dia. 

Por conta das restrições para prevenir quanto aos riscos de contaminação do Coronavírus, os doadores devem fazer agendamento pelos telefones (44) 3525-1102; 99878-3811 ou pelo link https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Doacao-de-Sangue. O horário de atendimento é das 7h30 às 11 horas e das 13h30 às 17 horas.

Vale lembrar que o doador passa por aferição de temperatura corporal e deve usar máscara facial, assim como os profissionais que fazem a coleta. Por fazerem parte do grupo de risco, doadores acima de 59 anos  completos estão temporariamente dispensados de doar.