Com provas e simulações, Campo Mourão fecha Semana Nacional de Trânsito
A Semana Nacional de Trânsito foi encerrada nesta quinta-feira (25) em Campo Mourão com uma gincana educativa realizada na Praça São José. O evento reuniu dezenas de alunos das redes municipal e particular de ensino e buscou estimular a conscientização sobre segurança viária de forma leve e interativa.
Durante a manhã, os estudantes participaram de atividades lúdicas e desafios, incluindo provas de perguntas e respostas sobre o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além disso, acompanharam simulação de sinistro envolvendo patinetes e receberam, ainda, brindes.
Segundo o 11ª Batalhão da Polícia Militar (BPM), que acompanhou as ações, a proposta foi incentivar a cidadania e a responsabilidade no trânsito desde cedo, mostrando que atitudes seguras podem salvar vidas e influenciar famílias e comunidades inteiras.

“Quando a criança entende a importância de atitudes seguras, ela se torna um multiplicador dessa mensagem dentro da família e na comunidade”, enfatizou, em nota, a Comunicação Social do 11º BPM. A iniciativa, organizada pela prefeitura de Campo Mourão, contou com a parceria, ainda, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/PR), Corpo de Bombeiros, além de secretarias municipais e empresas privadas.
As ações da Semana Nacional de Trânsito no município começaram no dia 18 de setembro. Entre as atividades realizadas ao longo dos últimos dias, houve palestras educativas para estudantes da rede estadual e do Senac, voltadas principalmente a jovens prestes a iniciar o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Em nível nacional, a campanha é promovida anualmente entre 18 e 25 de setembro, com base no CTB. O tema definido para 2025 pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) foi “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, reforçando a importância de reduzir a pressa no dia a dia para evitar sinistros.


