Com quase 4 toneladas de tampinhas arrecadadas, ‘Recicla Pets’ já viabilizou a castração de 28 animais

Em pouco mais de um ano de atuação em Campo Mourão, o projeto “Recicla Pets” já arrecadou quase 4 toneladas de tampinhas plásticas, destinadas à reciclagem. A venda dos materiais possibilitou a castração de 28 fêmeas, tanto de cães quanto de gatos, uma medida considerada essencial para o controle da população animal no município.

De acordo com voluntários da Associação dos Protetores de Animais Independentes (PAIS), parceira da iniciativa, se não tivessem sido castradas, essas 28 fêmeas poderiam ter gerado, em apenas um ano, cerca de 300 filhotes, o que contribuiria para o aumento de animais em situação de abandono.

Promovido pela Prefeitura de Campo Mourão, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema), com apoio da PAIS e de diversas instituições públicas e privadas do município, o Recicla Pets é um projeto permanente que alia preservação ambiental, controle populacional de animais e geração de renda.

“A reciclagem reduz a poluição, evita o acúmulo de resíduos em aterros sanitários e lixões, e diminui a necessidade de produção de plástico virgem, o que economiza recursos naturais e energia”, destacam os voluntários da PAIS. Além dos impactos ambientais, os benefícios também se estendem ao bem-estar animal. “Animais castrados tendem a ser mais calmos e menos propensos a fugir”, completam.

O projeto é permanente, e as tampinhas podem ser doadas em cerca de 50 pontos de coleta espalhados pela cidade, instalados em instituições públicas e privadas e identificados com os recipientes do Recicla Pets

A prioridade do projeto é a castração de cães e gatos fêmeas em situação de rua ou pertencentes a famílias em vulnerabilidade social. Para isso, o Recicla Pets conta atualmente com cerca de 50 pontos de coleta fixos em diferentes regiões da cidade. Esses locais são identificados com recipientes próprios e cartazes de identificação da iniciativa.

Além deles, escolas, condomínios e outros estabelecimentos também contribuem com a campanha, mesmo utilizando coletores improvisados, encaminhando as tampinhas posteriormente à PAIS ou à Sema.

Entre os itens aceitos para doação, estão: tampinhas de bebidas (como de água, suco, leite e isotônicos), de produtos alimentícios (por exemplo, de requeijão, doce de leite e margarina) e de produtos de limpeza (incluindo de sabão líquido, amaciante e álcool).


Serviço

As tampinhas plásticas podem ser entregues em mais de 50 pontos de coleta distribuídos em empresas, instituições e entidades de Campo Mourão. Também é possível fazer a entrega diretamente na Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema), localizada na Rua Amílton Tavela Borges, nº 159, no Conjunto Residencial Ilha Bela. Outra opção é entrar em contato com a PAIS pelo número (44) 99937-7075 para combinar a entrega.