Com redução de 35% de área, plantio do trigo entra na reta final na Comcam

Os trabalhos de plantio do trigo entraram na reta final nesta semana na Comcam. O relatório semanal divulgado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), núcleo de Campo Mourão, órgão vinculado à Secretaria da Agricultura e Abastecimento (Seab), aponta que a semeadura chegou a 99% da área total, que são 65 mil hectares. A expectativa é que o plantio seja concluído ainda nesta semana.

A área com trigo neste ano na Comcam teve uma redução de 35% em relação a 2024, quando foram semeados 100 mil hectares do cereal. Perdeu espaço para o milho 2ª safra. Para 2025, a projeção inicial do Deral é de um volume de produção estimado entre 182 mil a 195 mil toneladas, uma média de 2,8 mil a 3 mil quilos por hectare. Em 2024, a produção inicial chegou a ser projetada em até 324.800 toneladas. Porém, com a estiagem severa, caiu para 140 mil toneladas. Ou seja, mais da metade do volume previsto inicialmente.

O relatório do Deral informa também as condições das lavouras em campo: 100% estão em boas condições de desenvolvimento. Da área semeada, 1% se encontra no estágio de germinação, 94% no desenvolvimento vegetativo e 5% na fase de floração.

O agente técnico do Deral em Campo Mourão, Paulo Borges, comentou que as chuvas dos últimos dias em toda a Comcam chegaram em boa hora e estão contribuindo para o desenvolvimento do trigo, principal cultura de inverno na região. Borges destacou que a chuva, além de auxiliar no desenvolvimento das lavouras, que já vinham bem, está ajudando também quem deixou para plantar mais tarde.

“As precipitações têm sido benéficas também para a formação de pastagens, favorecendo a produção de massa verde e a melhora nas condições de alimentação animal”, observou. Entretanto, as chuvas também paralisaram a colheita do milho, que está sendo retomada.

No Paraná, os produtores rurais devem plantar cerca de 850 mil hectares, um percentual 25% inferior aos 1,1 milhão de hectares do ciclo anterior. Até agora foram semeados aproximadamente 78% da área.

Preço

Nesta terça-feira, a saca de 50 quilos de trigo está cotada em R$ 80,00 na praça de Campo Mourão. No mesmo período de 2024, o valor da saca era R$ 75,00. Ou seja, está 6,3% mais valorizado.