Com transmissão on-line da final, Copa Coamo 2025 define campeões neste sábado
Neste sábado (26), a Associação Recreativa dos Funcionários da Coamo Agroindustrial Cooperativa (Arcam) de Campo Mourão será palco da grande final da 17ª edição da Copa Coamo. O cerimonial de abertura está previsto para iniciar às 8h20.
Entrarão em campo e nas quadras da Arcam 650 atletas do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul para definir as equipes vencedoras das duas modalidades esportivas. Ao longo do dia, serão realizados 49 jogos de futebol suíço masculino nos cinco campos, com duração de 15×15 minutos, e mais 49 de vôlei de areia feminino nas três quadras, com partidas que podem durar de 20 a 30 minutos cada. A final do futebol ocorrerá perto das 17 horas, seguida pela cerimônia de encerramento, às 17h30.
A classificação aconteceu nas fases regionais, entre os dias 24 de abril e 12 de julho, quando foram definidas as 33 equipes finalistas de 31 regionais. Ao todo, o evento deverá registrar a participação de cerca de 50 mil pessoas, entre cooperados, familiares, funcionários e comunidade em geral dos três estados.
Além disso, milhares de pessoas poderão acompanhar a abertura oficial da fase final ao vivo, pelo canal da cooperativa no YouTube (https://www.youtube.com/@CoamoCooperativa). A exibição da abertura da fase final de 2023 na internet, por exemplo, já ultrapassa 6,1 mil visualizações. A grande novidade deste ano está na transmissão da partida decisiva do futebol. A cerimônia de encerramento, com entrega das premiações aos primeiros colocados, também poderá ser acompanhada de forma on-line.
O uso da tecnologia estará presente, ainda, na atualização em tempo real do placar dos jogos, em ambas as modalidades esportivas, assim como ocorreu nas fases regionais. Toda a movimentação das partidas, com placares atualizados, poderá ser acompanhada no site copa.coamo.com.br.
Segundo a equipe de comunicação da cooperativa, a festa do esporte e do cooperativismo da Coamo, que já é realizada há 32 anos, tem o objetivo de promover a integração dos cooperados, estreitar laços de amizade, proporcionar momentos de lazer e recreação e desenvolver o espírito de equipe e a esportividade.
Por isso, além das partidas para definir as equipes vencedoras deste ano, o evento contará com a “Rua do Cooperativismo”. Ao longo do dia, o público presente poderá visitar as barracas dos Alimentos Coamo, do Cooperativismo, da Sustentabilidade, da Comunicação e da Credicoamo, que mostrarão produtos e serviços disponibilizados aos cooperados. Nesses estandes, os visitantes terão a oportunidade de ganhar bolas oficiais da copa e diversos outros brindes.
Organização
Toda a organização da copa foi possível graças à liderança das diferentes frentes de atuação da Comissão Central Organizadora (CCO). “Quem chegou nas regionais em nossas Arcans e viu tudo pronto não tem a ideia de todo o trabalho e atividades que foram desenvolvidas para brindar os nossos cooperados e familiares com esta grande festa. E agora, para a final deste sábado, não será diferente”, enfatizou o assessor de Cooperativismo e coordenador geral da Copa Coamo, José Ricardo Romani, durante reunião da CCO no início desta semana.
Para garantir o bom atendimento de todos os participantes da festa da integração cooperativista e manter o sucesso já consagrado como o maior evento rural esportivo do Brasil, aproximadamente 2 mil funcionários e familiares também se envolveram na organização do campeonato. Somente neste sábado, terão entre 300 e 350 voluntários trabalhando ativamente no evento.
Fases regionais
As fases regionais da Copa Coamo, encerradas no último sábado (12), aconteceram em diversos municípios do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Essas etapas classificatórias reuniram 7.569 atletas, que disputaram em um total de 1.074 jogos. No futebol, foram inscritas 394 equipes, enquanto no vôlei de areia, 318.
O coordenador de comunicação da Coamo, Ilivaldo Duarte de Campos, destacou que, entre as 31 regionais que participaram das fases classificatórias, Manoel Ribas (distante 118 quilômetros de Campo Mourão), concentrou o maior número de times. Foram 34 equipes de futebol e 27 de vôlei. “Só nessa unidade, mais de seiscentos atletas participaram nas duas modalidades”, comentou.
O município de São Domingos, em Santa Catarina, também reuniu grande quantidade de equipes participantes. Como a fase final conta com 33 equipes e apenas 31 etapas regionais foram realizadas, as duas unidades com maior número de times também classificaram os segundos colocados para completar a lista de finalistas.

