Com vagas lotadas, Saúde não tem previsão de abertura de novos leitos Covid
Com os leitos para tratamento de coronavírus (Covid-19) com 100% de sua capacidade de ocupação, tanto em UTI como enfermaria, na Center Clinica, Santa Casa de Campo Mourão e Santa Casa de Goioerê, não há previsão pelo Estado para abertura de novas vagas na região da Comcam.
Conforme o chefe da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, Eurivelton Wagner Siqueira, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa/PR) está em contato permanente com hospitais no sentido de viabilizar abertura de novos leitos. Porém, segundo ele, não tem no momento previsão por diversos fatores, como, principalmente falta de capacidade física nos hospitais e equipes técnicas.
Conforme dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde, 34 pacientes infectados com coronavírus estão à espera de leitos para internamento na 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, sendo 22 de UTI e 12 de enfermaria.
Em toda a região macronoroeste, que engloba as Regionais de Saúde de Campo Mourão, Umuarama, Cianorte, Paranavaí e Maringá, são 129 pessoas na fila de espera. Destas 74 aguardam leitos de UTI e 55, de enfermaria. A regional de Umuarama é a que enfrenta a situação mais crítica, com 39 pacientes à espera de leitos.
De acordo com o último boletim covid divulgado pela secretaria de Saúde de Campo Mourão, a ala covid no município está lotada. A taxa de ocupação, tanto da enfermaria quanto da UTI-Covid, é de 100%.
Atualmente 78 pessoas estão internadas com Covid em Campo Mourão, sendo 34 em leitos de UTI (21 homens e 13 mulheres); 27 na enfermaria, 20 homens e 7 mulheres, além de 17 pacientes na Unidade Pronto Atendimento (UPA), que aguardam leitos hospitalares. O momento é crítico. Considerado calamitoso por prefeitos da região. As autoridades em Saúde reforçam à população que mantenha os cuidados de prevenção ao vírus, como uso de máscara, distanciamento social e higienização frequente das mãos.

